Olá,
![]() |
Depois que fiquei encantada com Maria Montessori e Paulo Freire, comecei a ler sobre a Pedagogia Waldorf. |
Como vai a sua quarentena? Crochetei um pouco durante a minha:
Quando fui percebendo que medicamentos não fariam efeito desejado para combater a Síndrome de Ovários Policísticos (SOP) e que sou uma pessoa no TEA, fui mudando a minha alimentação.
Primeiro, eu cortei o açúcar (branco, demerara, mascavo, coco e light).
A qualidade de sono melhorou, pois o açúcar é energético e me deixa muito agitada.
Eu sou muito sensível (uma comorbidade do TEA), por qualquer motivo fico com insônia, enjoos, dores de cabeça e no corpo - principalmente, pescoço e ombros -. Esses sintomas são desde a infância.
Dependendo da intensidade, a dor de cabeça acaba comigo. Indo ao médico - neurologista -, ele pediu para que eu observasse as dores e o que as teria provocado. Na época, ele me deu um papel para ir preenchendo, isso faz tempo.
Mas eu achei um aplicativo no PlayStore: Migraine Buddy ou Enxaqueca Buddy! Ele é focado para pessoas que tem crises de dores de cabeça, principalmente enxaquecas. Ao apresentar uma crise, a pessoa preenche detalhadamente variáveis, tais como: hora de início; hora de fim; tipos de crise; nível de intensidade da dor; regiões de localização da dor; tipos de medicação usadas; métodos de alívio; sintomas; etc. Tem em versão português, com alguns errinhos...
Todas as vezes que tinha uma crise eu preenchia detalhadamente. Até ir percebendo que uma coisa ou outra passava despercebido e podia estar me provocando mal estar.
Além do açúcar (demerara, mascavo, coco, light), descobri que a glicerina (glicerol), dextrose, maltodextrina e farinha de trigo branca me afetam. O açúcar no meu corpo é tipo veneno de cobra... é natural, mas não faz bem.
Estou aproveitando para me adaptar a dieta LOWCARB. Não é fácil mudar a alimentação. No início, dá a impressão que você vai passar fome. Mas depois acostuma.
Como faço uso da medicação para Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG, mais uma comorbidade do TEA) - Cloridrato de Duolextina 60 mg/dia que possui sacarose (açúcar) na composição, fico controlando a alimentação para não impactar tanto o meu dia a dia.
Eu amo coisas que facilitam o meu dia a dia, por causa da jornada de trabalho. Mas estou aprendendo que existe uma forte diferença no nível de qualidade quando se prefere desembalar do que descascar.
Os produtos embalados DIET/LIGHT até possem informações no rótulo, mas não são tão transparentes como eu gostaria. Exemplo:
E não só os produtos alimentícios:
Enfim, para você - atípico ou não - cuidado com alguns ingredientes dos produtos chamados DIET/LIGHT.
Para cozinha, eu recomendo o tomate seco LowCarb da Paty Goes:
Para leitura, eu recomendo:
Alerta: NÃO SOU VEGANA OU VEGETARIANA, mas amo alguns produtos veganos!
Boa quarentena!
Nenhum comentário:
Postar um comentário