terça-feira, 9 de julho de 2019

Limpeza da lavadora x Consumo de água

Olá,

Eu sempre tento reduzir o consumo de água no dia a dia. Por exemplo, não tomo banhos prolongados ou deixo a torneira aberta por longo tempo. Mas eu gosto de andar limpinha, então meus banhos são diários e minhas roupas são limpas. 

Eu uso máquina de lavar roupa e quem manuseia sabe que com o tempo de uso ela tem de ser limpa, pois por causa das brechas entre o tambor/cesto - local onde coloca a roupa - e carcaça, centrifugação, gravidade, sabão e amaciantes há uma acúmulo de sujeira na parte inferior. 

Esse é o meu problema, pois a minha lavadora é uma Turbo Compacta 7 Kg da Electrolux LTC07 (abertura superior), então acredito - nunca abrir para ter certeza absoluta - que o acúmulo de sujeira seja mais intenso na parte inferior (gravidade!).

Adquiri a máquina em abril de 2013, foi o ano que Paul McCartney
fez um show em BH pela primeira vez. 
No manual de instruções há a recomendação de que aconteça uma limpeza - no mínimo - mensal: 


Mas me incomodou seção 7.1 Parte Interna, ampliei:


É recomendado uma limpeza mensal em que deve ser programado as seguintes opções:

1) o nível de água: ALTO + 1 L de água sanitária + Molho Dinâmico (deixar um tempo - fica a seu critério);

2) Enxágue e Centrifugação.

A minha crítica é em relação ao consumo elevado de água para um produto que garante um menor consumo de água.

No nível ALTO é gasto, aproximadamente, 212 litros de água. No molho dinâmico a lavadora enche uma vez para amolecer a sujeira, então são consumidos os 212 litros de água. A outra opção, 2, joga a água com alvejante (água sanitária) fora e enche novamente com os 212 litros. Depois centrifuga, expulsa a água novamente.

Isto é, em uma limpeza mensal são gastos 424 litros de água. Em um ano, são 12x424 = 5088 litros. Acho mais desperdício do que realmente uma eficaz limpeza, pois em uma das vezes, essa higiene recomendada não foi suficiente e manchou muito as minhas roupas.

Enviei uma sugestão para empresa, pedindo um outro design onde seria mais fácil uma limpeza manual e com redução no gasto da água. Mas o SAC me deu uma resposta generalizada, assim eu acho porque eu quero uma solução para a minha, sem dinheiro - por agora - para comprar outra lavadora:

O site Reclame Aqui também serve para dar sugestões,
pedir informações e até elogiar uma empresa.
Como sou brasileira e não desisto nunca, procurei mais informações na internet de como poderia abrir a minha máquina velha para limpeza manual e com baixo uso de água e olhem o que achei:


Se ele gastou 10 litros fazendo uma limpeza manual é muito. Muito econômico para o ambiente. Eu ainda não consegui fazer isso na minha por falta de tempo e material (não tenho soquete em casa)... arghhhh 😰... mas um dia eu consigo. 

Não quero adquirir outra lavadora sem ter certeza absoluta que não há necessidade do consumo de, no mínimo, 400 litros para limpeza mensal! 

Tudo de bom,

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário