sábado, 25 de maio de 2019

Depressão e consequências

Olá,

Como professora acabo lidando com diversos problemas que os alunos têm. Mas um deles me chamou a atenção porque quase teve um final muito triste.

Não quero julgar ninguém que um dia já teve ideação suicida, mas acho que devemos pesquisar os motivos que levaram uma pessoa a isso.

A depressão é apontada como uma causa. E existem diversas razões para que uma doença como essa se aposse da vida de alguém.

Eu sou muito sensível... uma das características da "Altas Habilidades"... dependendo do que acontece durante o dia eu fico muito abalada.

E sou autista (Síndrome de Asperger), o que aumenta muito essa sensibilidade em forma de dores no corpo, dores de cabeça, ansiedade generalizada e insônia.

Controlando a minha ansiedade e dormindo, eu consigo lidar melhor com as inúmeras dificuldades do dia a dia. E eu uso medicamento - tarja vermelha (Cloridrato de Paroxetina) - para a ansiedade e cortei todo o açúcar - branco ou escuro (mascavo, demerara ou coco) - da minha alimentação. O açúcar me deixa muito agitada, provocando uma forte insônia.

A combinação da medicação e uma alimentação sem açúcar me deixa mais calma, mas não diminui os preconceitos ou empecilhos do dia a dia. Mas consigo lidar melhor com isso. E, às vezes, fica até cômico - se tiver uma dose de humor.

O que recomendo é você estar entre pessoas "parecidas" e que goste da sua pessoa, assim evita desgastes com situações agressivas ou mal interpretadas. É, nem sempre podemos evitar o outro... todavia algumas horas com os "legais" recarrega as baterias, ok!?

Caso seja superdotado, participar de um grupo como MENSA ajuda. A MENSA BRASIL tem testes mensais que são aplicados após pagamento de uma taxa. O site deles é bem informado e grupo está crescendo cada vez mais, porém eles exigem um mínimo de QI para a pessoa ser membra. Eu não faço parte dessa "panelinha". Nem sei quanto tenho de QI! 😅

"Panelinhas" de esportes - aquela galera do futebol ou peteca - ou hobby - astronomia, culinária, etc - ajudam a entreter e descansar a mente também. Cuidado com os vícios!

Experiências ruins muita gente passa! A dica é não deixar isso te derrubar. 

Leia mais: Ideação suicida entre adolescentes superdotados (texto em inglês) 

.... sabe o Palácio Guanabara? Tem as mesmas cores e estilo da Mansão X - Instituto Xavier... talvez você só seja um mutante... 👽👽👽😅😜

Abraços. Com carinho,

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário