quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Militares x USP

Olá,

Esses dias teve uma confusão entre alunos que entraram pelo sistema de cotas e, uma das mais famosas universidades públicas do Brasil, a USP

A USP teria cancelado a matrícula dos alunos selecionados no último vestibular, alegando que eles seriam provenientes dos Colégios Militares (do Exército) e que este não seria visto como merecedor de cota, pois os alunos que ali frequentam pagam mensalidades e possuem uma boa infraestrutura.  

Após protestos, a USP cancelou a decisão e re-matriculou alguns desses estudantes. Por sua vez, o Exército declarou que a decisão da universidade seria um ataque político por causa de atual presidente Jair Bolsonaro. Leia: Exército acusa USP de ataque político

Colégios Militares, tanto os dirigidos pelo Exército quanto os da Polícia Militar, são um benefício para os filhos daqueles que prestam um serviço a nação. Os pais, exceto alguns casos, gostam desse tipo de disciplina e desejam que seus filhos sigam isso. 

Tenho uma amiga de infância que estudou no Colégio Militar de Belo Horizonte - do Exército - e... talvez reclamasse da semana de provas, mas no geral amava o Colégio, a disciplina, o uniforme, ... e tem um carinho por eles até hoje.  

Não sei em relação a outros colégios militares, mas o de Belo Horizonte situa-se em um bairro de classe alta, então não sei se filhos de soldados - uma hierarquia considerada baixa - conseguiriam se manter ali.

"A entrada maciça dos filhos de praças – segmento menos favorecido na pirâmide social das Forças Armadas – cria uma clivagem em relação ao público advindo dos concursos, esse selecionado fortemente a partir da classe média brasileira, e mais próximo do ideário alimentador da identidade castrense." Leia mais: Dimensionando os colégios militares

Mas tem uma reportagem da Andifes que mostra que "Escolas federais custam menos e têm desempenho superior que colégios militares" com uma belíssima foto do Coluni (Colégio Federal de Ensino Médio). Como eu estudei na UFV e tinha vários colegas que eram do Coluni posso te garantir: nunca conversei com alguém que era do Coluni e que tenha estudado anteriormente em escola pública (municipal ou estadual). 

Então, a excelência de um Coluni, por exemplo, reflete as escolas ou cursos preparatórios particulares. O mesmo acontece com filhos de civis aprovados em Colégios Militares. 


Direita e Esquerda: parem de fazer propaganda falsa! 

Tchau,

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário