sábado, 19 de janeiro de 2019

Economizando água na descarga - PIIPEE

Olá,

Essa postagem - apesar de ser um pouco vergonhosa de fazer - é essencial diante dos problemas ambientais que vivenciamos.

A descarga do vaso sanitário é importante para a manutenção da higiene da casa, escritório, escola, etc; mas consome uma grande quantidade de água. 

Tanto a urina quanto as fezes (cocô) possuem características fisico-químicas (aparência e odor) não agradáveis e com a descarga de água conseguimos eliminar esse problema do ambiente em que estamos... mas não do planeta Terra!   

Por causa da crise hídrica, diminui o número de descargas depois da urina (xixi)... mas o cheiro que fica com o acúmulo de xixi não é agradável. Então, vi na internet o tal do PIIPEE:


Achei a ideia interessante e entrei em contato para adquirir o produto. No site tem algumas opções para compra: o kit completo; o refil 500 mL para o kit; spray de ambiente de 500 mL; refil 5 L para o kit.

Como era a minha primeira compra, escolhi o kit PIIPEE de lavanda - acho que lavanda é um odor mais discreto e agradável para o banheiro.

Demorei para instalar, porque aquele barulho da furadeira me incomoda. Então, fui na MultiCoisas - lá é caro, mas tem várias opções - e comprei uns ganchos adesivos e um rolo fixa forte para área úmidas, ambos da 3M

Já aviso: tem que ter paciência com esses adesivos fixa forte e fazer como recomendado na embalagem, senão perde a função adesiva e você fica no prejuízo. 

Na embalagem, é enviado o suporte com dispenser, refil de 500 mL com o odor escolhido, kit de parafusos, manual de instalação e uma tabela comparativa para você verificar a economia de água com o uso do kit:

Só achei esse na MultiCoisas.

O ideal é deixar a mangueira mais esticada.

Depois que organizei e coloquei o adesivo - depois vou colocar um plástico
autoadesivo em cima para não sumir a mensagem. Ainda não sei onde vou colocar esse
odorizador de ambiente da Glade - frasco marron claro.

Eu não consegui abrir todo o suporte para adicionar o produto 
no dispenser até o nível recomendado. Então, eu pus 
tudo e ficou vazando um pouco.

Refil PIIPEE - 500 mL
  • Rende até 500 acionamentos
  • Contém tensoativo biodegradável e bicarbonato de sódio

Ingredientes: bicarbonato de sódio; lauril éter sulfato de sódio; sequestrante; tensoativo não-iônico; atenuador de espuma; 5-cloro-2-metil-4-isotiazolin-3-ona; fragrância; corante; veículo.

Opinião: Estou usando e gostei. Aprovado! O PIIPEE é para urina... para outras coisas - vômito e cocô - tem que usar a descarga. E realmente reduz o odor, mas achei o produto muito pigmentado e com o uso a água do vaso ficou com coloração verde-musgo... arghhh... mas sem odor desagrável. Eu não gosto muito do uso da substância lauril éter sulfato de sódio, mas como não dá para agitar a solução antes de acionar o PIIPEE, então a lauril vai permitir tudo ficar misturadinho mesmo estando dias parado no dispenser.

O produto, devidamente instalado, pode ser usado em vasos sanitários com caixa acoplada, descarga de parede e caixa de descarga alta com corda. 

Caso você ache caro, pode comprar somente a solução o refil PIIPEE e jogar 1 a 2 tampinhas - tamanho tampa de refrigerante garrafa PET - no vaso antes ou depois de urinar. Sinceramente, acho o kit mais prático e o adesivo ajuda a lembrar de não usar a descarga. Outra dica, é usar bicarbonato de sódio misturado com água e jogar 1 a 2 tampas PET antes ou depois de urinar!

Se eu perceber mais alguma coisa, eu acrescento depois.

Recomendo o kit! Ainda triste por causa do ENEM... mas vai passar.

Tchau,

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário