quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Chocolate para adoçar a vida

Olá,

Às vezes, fico com o coração partido! São tantos nãos que a vida nos dá, que fico bem desanimada.

Como viver é obrigação, viver na amargura acaba sendo uma opção. Então, eu tento me divertir para diminuir isso. Fui na locadora e o atendente me recomendou o Discurso do Rei, porque as dificuldade vem para todos e não devemos desistir. Outra coisa que faço é devorar chocolate, porque ajuda a adoçar minha vida. (Também recomendo assistir Quem quer ser milionário?)

Sempre ouço falar muito bem sobre chocolate suíço, dizem que são os melhores do mundo. Escolhi algumas barras de chocolate DIET (sem açúcar) para fazer um comparativo:

Chocolate ao leite DIET - 100 g - VILLARS
Origem: Suíça  

Alguns chocolates ficaram com aspecto esbranquiçado,
porque conservo na geladeira e o excesso 

de gordura dá esse aspecto.. Leia sobre isso no site: 
Por que o chocolate fica esbranquiçado?
Ingredientes: agente edulcorante (maltitol); manteiga de cacau; leite em pó integral sem lactose; massa de cacau; inulina (fibras); gordura de manteiga; emulsionante (lecitina de soja); sabor natural de baunilha; edulcorante (glicosídeo de esteviol). CONTÉM GLÚTEN.

Opinião: O chocolate é bom, mas o gosto da manteiga é bem evidente. Ainda não achei chocolate LINDT sem açúcar para comparar, mas pelo que vejo a maioria dos chocolates famosos suíços tem muita manteiga como ingrediente. Não! Não é manteiga de cacau, é manteiga de leite de vaca, daquela salgada de usar como recheio no pão francês. Diferente, mas quem gosta dessas marcas, gosta mais de leite do que de cacau.

Chocolate ao leite DIET - 100 g - BELGIAN
Origem: Bélgica

Ingredientes: Adoçante: maltitol 42%; manteiga de cacau; leite em pó integral; massa de cacau; emulsionante (lecitina de soja - E322); sabor de baunilha natural. CONTÉM GLÚTEN.

Opinião: Lembra o gosto de manteiga do chocolate VILLARS, mas não tão evidente. Talvez seja por causa do sabor de baunilha e leite. É bom, mas você pode viver sem.

Chocolate ao leite com creme de avelã - 100 g - VALOR
Origem: Espanha

Ingredientes: massa de cacau; massa de cacau; gorduras vegetais (palma, girassol, canola); leite em pó; leite desnatado em pó; avelãs; soro de leite em pó; edulcorantes: maltitol, glicosídeos de esteviol; emulsificante lecitina de soja; aromatizantes. NÃO CONTÉM GLÚTEN. 

Opinião: Esse tem um sabor interessante por causa do recheio de creme de avelãs, sendo que o recheio é fino (espessura). Eu gostei. 



Chocolate ao leite DIET - 40 g - KOPENHAGEN
Origem: Brasil

Ingredientes: leite em pó integral; manteiga de cacau; pasta de cacau; agente de corpo maltitol; emulsificante lecitina de soja; aromatizante e edulcorantes acessulfame de potássio e sucralose. 

Opinião: É bom, mas o gosto de leite é evidente. 

Chocolate ao leite DIET - 30 g - LINEA
Origem: Brasil

Ingredientes: manteiga de cacau; leite de pó integral; massa de cacau; polidextrose; soro de leite desmineralizado; colágeno; fibra de milho solúvel; edulcorante maltitol e artificial sucralose; emulsificantes: lecitina de soja e poliglicerol polirricinoleato; aroma artificial. NÃO CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM LACTOSE. 

Opinião: É bom. O gosto de leite não é tão evidente como no KOPENHAGEN, mas tem gosto de leite. E é muito doce.

Chocolate amargo 70% DIET - 20 g - CACAU SHOW
Origem: Brasil

Ingredientes: massa de cacau; manteiga de cacau; cacau em pó; edulcorante maltitol; emulsificante: lecitina de soja e aromatizante. CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM LACTOSE.

Opinião: Se você não gosta de coisa muito doce e ainda aprecia o gosto do nibs cacau fermentado, essa é uma boa opção. 

Chocolate amargo DIET - 100 g - CAFFAREL
Origem: Itália

Ingredientes: pasta de cacau (55%); edulcorante: maltitol; manteiga de cacau; leite integral em pó; emulsionante lecitina de soja; aroma de baunilha. NÃO CONTÉM GLÚTEN. CONTÉM LEITE.

Opinião: É um amargo bem mais suave que o Cacau Show 70% DIET. É bom, não tem aquele gosto residual de cacau extra forte. No momento da mordida, ele tem uma textura mais macia e diferente (quase crocante) que o da Cacau Show. Eu gostei. 

Eu gostei de fazer essa degustação, achei os chocolates importados interessantes, mas têm umas marcas brasileiras não tão famosas (NUGALIQUETZALCHOCO OZ, MENDOÁ, CHOCOLIFE; AMMA; JAVA; etc) que fazem barras de chocolate com nibs de cacau, recheio de coco, goiabada... acho mais interessante, só não experimento por causa do açúcar. Não existem tantas opções "sem açúcar" por aí, e quando adicionam adoçante colocam até demais - excesso de doçura também incomoda. Ainda não tive a oportunidade de experimentar algo DIET da marca LINDT, mas se experimentar eu atualizo. Parabéns ao Brasil: chocolates muito bons e variados (os preços também e quanto mais raro, mais caro).

Desejo uma boa semana a você!

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário