quinta-feira, 26 de julho de 2018

Redação ENEM 2017


Olá,

Como havia prometido essa é a minha redação do ENEM 2017 (sem correção e sem o espaçamento das primeiras linhas, não tem essa opção na plataforma Blogger). 

O tema era "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil" - clique no link do site G1 para mais informações. Como eu não havia feito um cursinho preparatório, não ficou tão boa – dentro dos padrões requisitados - para receber pelo menos uns 900.

Mas promessa é promessa, eis aqui minha redação: 

Surdo é quem não pratica a Libras

Atualmente, vive-se períodos de grande inclusão social. Mas essa inclusão, muitas vezes, não é igualitária e só fica restrita às leis e não a aplicabilidade diária.

De acordo com a ONU e a Constituição, a educação deve abranger a todos dentro de seus limites. Exemplo disso, tem sido a Prefeitura de Belo Horizonte liberar professores do ambiente escolar para o hospitalar com a finalidade de cumprir a lei e não excluir uma criança em fase de aprendizado no momento de um tratamento médico, como o câncer.

Mas a educação no Brasil nem sempre foi inclusiva. Consequentemente, com as leis de inclusão, muitas escolas reclamam da falta de investimentos em infraestrutura e pessoal qualificado para atender essa clientela. Ademais, os surdos são exemplos reais dessa clientela, pois utilizam outra língua, a Libras, em que tanto eles, quanto familiares e profissionais que os auxiliam, devem ter domínio para melhor inclusão desse estudante. Como resultado de aplicação da lei sem infraestrutura, há relatos de bullying e preconceitos por partes de pessoas consideradas “normais”.

Diante do exposto, infere-se a necessidade da inclusão de surdos na sociedade como um todo. Logo, caberia aos Ministérios da Educação e Ministério do Trabalho, em parcerias com ONG’s e SINE, a ampliação e profissionais que auxiliam a pessoa com surdez. Além disso, palestras e dinâmicas seriam fornecidas, com presença obrigatória para trabalhadores, visando aumentar o respeito ao próximo e inclusão. Com tais medidas, o Brasil erradicará o preconceito e será mais justo para todos.

Titio Rômulo ia querer me matar com o "Diante do exposto"! 😁

Minha nota: 800! Na época não sabia que era somente um agente social (GOMIFES) 😂😂😂 coloquei 4! Sem comentários. 

Eu nunca fui boa na Língua Portuguesa, praticamente nem estudo essa disciplina. O jeito que arrumei foi ler e escrever. É uma forma de obrigar melhorar a escrita da língua. 😜

A dica é treinar a redação para aprimorar e no momento da prova consegui uma boa nota. 

Tchau,

Carla 

Nenhum comentário:

Postar um comentário