terça-feira, 10 de julho de 2018

Escolas gringas por youtubers

Olá,

Nunca tive a oportunidade de morar em outro país. Mas vendo a lista de países que lideram os Rankings de Educação, Saúde e Segurança, dá muito curiosidade.

Às vezes, eu fico perguntando para algumas pessoas que já moraram fora, mas as respostas são meio deficientes. Fofoca universitária:

Durante o período universitário muitos estudantes vão morar em outros países para conseguirem uma fluência em outro idioma, geralmente inglês e/ou francês. Mas era cômico escutar histórias de alguns que não estavam acostumados a ajudar na limpeza da casa sendo obrigados a trabalhar de garçonete ou empregada doméstica no chamado Primeiro Mundo. Eu achava engraçado, porque é algo que aprendi na infância/adolescência. Sempre lavei copo e, pelo jeito, vou continuar lavando. Oh vida! 😂

No site Lagarta vira Pupa, a blogueira e mãe conta a sua rotina com seu filho autista e o tempo que eles residiram fora do país. O vídeo é bem legal e realista:



O youtuber Ian Oliveira (adolescente que faz intercâmbio e estuda na escola pública americana) - ele só não explicou se há um controle central do professor para manuseio da internet pelos alunos-:


Tem o canal Família Russa, mas fica mais focado no dia a dia da mãe com seus filhos. Ela não apresenta uma visão crítica sobre as disciplinas, infraestrutura ou métodos pedagógicos. Mais uma curiosidade que me falaram sobre que a maioria das escolas são públicas na Rússia, algumas disciplinas são estranhas e a merenda tem de ser paga pelos pais dos alunos (seria uma taxa mensal para ter direito a uma merenda saudável):


Aulas de costura, marcenaria, línguas estrangeiras são algumas disciplinas das escolas suíças apresentadas pelo canal Do Outro Lado do Mundo (mas a moça não foi estudante lá... uma pena....):


O canal "Ela é americana" da Liana que trabalha e cuida do filho sozinha na Suíça - que corajosa -:

A Jéssica Hirata também é legal, mas fala mais da cultura japonesa - a escola também é ensina a fazer limpeza e outras coisas:


Tem a Vitória Mahon que estuda numa escola católica particular no Canadá (beijinho no ombro dela: ricaaaaaa!):


A Michelle Almendra fala sobre sua rotina numa escola internacional na Inglaterra, mas é voltado para aprimoramento da língua estrangeira, ela não tem tanta vivência:


A Emilly Almeida é uma fofa, ela estuda na Inglaterra e conta o dia a dia dela:


A Dri EveryWhere, é um canal da mamãe Adriana, foi o mais completo e maduro que vi. Fala desde a licença maternidade, salário, escola particular x escola pública:


A Glaciane Barroso fala da escola pública em Portugal com o filho dela. É divertido vendo ele explicar, apesar da pouca idade:


Se conseguir mais vídeos, eu adiciono depois!

Tchau,

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário