quarta-feira, 23 de maio de 2018

Superdotado ou Asperger?

Olá,

Como houve conflito entre o que a psiquiatra ("superdotados são Aspergers - grau leve de autismo - com memória fotográfica ou matemática") e a psicóloga ("Autismo e Superdotação são distintos, mas podem acontecer os dois no mesmo indivíduo - dupla excepcionalidade"), fui a procura de outro médico para mais informações.

Achei uma neurologista que atende pessoas com autismo. Conversamos e pedi mais informações sobre autismo. 

Ela explicou que eu, por exemplo, não teria como ser autista, porque autistas apresentam um retardo mental, se escondem debaixo da mesa e rodam as coisas como pião ou enfileiram. Um autista não teria capacidade nenhuma de se graduar na universidade.

Mas comentei que tinha várias vídeos na internet de pessoas que se declaram autistas e que parece que mulheres apresentam sintomas diferentes. 

Sabe o que a médica fez? Foi procurar o conceito de Síndrome de Asperger no Wikipedia na minha frente. E disse que vai pesquisar, pois nunca havia visto isso.

Será que cursos de atualização na área médica são muito caros?

Conclusão: Ainda continuo sem rótulo. Oh vida!

Mas eu gosto de ver vídeos na internet e compartilho os que achei:

1- Anna Momin - eu só fiquei incomodada que os vídeos dela são no banheiro. Acho que ela faz a super produção de maquiagem e cabelo e filma por lá mesmo.


2- Meghan McDonald 


3- Rhian Phin


4- Sarah XMills 


5- Jacob Barnett - esse é um vídeo que o Jacob fez quando tinha uns 14 anos. Ele é norte americano e foi diagnosticado com autismo moderado. Com apoio da família, ele foi alfabetizado e hoje é considerado um gênio da Física. Em alguns vídeos o TEDx Talks disponibiliza legenda traduzida para português.


6 - Ana Paula Müller - o vídeo é em português e fala mais de autismo em meninas (mulheres). 


Tchau,

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário