quinta-feira, 31 de maio de 2018

Polêmica da Unicamp e os Racionais Mc's

Olá,

A Unicamp liberou a atualização dos livros que são indicados para o vestibular 2020 para ingresso na universidade. Mas deu um pouco de polêmica.

São vários livros, incluindo as músicas do cd "Sobrevivendo no Inferno" do grupo Racionais Mc's.


Em todos os vestibulares que tive que me preparar, percebi que eles sempre colocavam alguma literatura daqueles que de certa forma estão excluídos, marginalizados da elite literária - que usa um português erudito. Por causa  da UFMG, já li "O quarto de despejo" da escritora negra Maria Carolina de Jesus e "Shenipabu Miyui ­- História dos antigos" dos povos indígenas Kaxinawá. Gostei muito dos dois. 

Língua Portuguesa erudita ou não, quem vai entrar na universidade será obrigado a conviver com diversas pessoas e não somente eruditos. A intenção é que você perceba como o outro usa a linguagem sendo erudito ou não. 

Achei genial a Universidade acreditar na música como forma de literatura e poema. E tudo neles pode ser estudado: as vestimentas, as falas e os modos. O cotidiano e a história de vida dos compositores e cantores traz a razão das letras. Poesia não é só sobre amor. 

Futricando o Wikipédia: O Mano Brown foi preso por causa de 1 (número um) cigarro de maconha e teve de pagar R$6.000,00 pela fiança. 😱Eu ia surtar! Não fumo, mas eu ia surtar. Nós não podemos falar que uma pessoa de classe média ou alta é traficante ou ladrão ou maconheiro, mesmo se tiver presenciando o fato. Estou boquiaberta. 😱 O povo enche a cara no álcool e mata horrores no trânsito! Por que não legaliza esse droga logo? Que povo chato.

Eu só gostaria de ter tido oportunidade de ter lido mais durante a infância e adolescência. Às vezes, achava as coisas meio enfadonhas, não era tão acessível quanto hoje.  

Muita gente não gostou. Eu respeito a opinião de cada um. 
----------------------------------------------------------------------------
Arrumei mais defesas. Olha os poemas de escritores famosos e "eruditos":

Autor: Vinícius de Moraes
Poema: Poema Enjoadinho

"...Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto..."

Autor: Paulo Leminski
Poema: Merda e Ouro

"Merda é veneno.
No entanto, não há nada
que seja mais bonito
que uma bela cagada.
Cagam ricos, cagam padres,
cagam reis e cagam fadas.
Não há merda que se compare
à bosta da pessoa amada."


Viu? Não são só os que populares que usam termos feios.
----------------------------------------------------------------------
Eu não sou fã deles. Mas eu gostei desse refrão:

Música: A vida é desafio
Álbum: Nada como um dia após o outro


"...É isso ai você não pode parar
Esperar o tempo ruim vir te abraçar

Acreditar que sonhar sempre é preciso..." 


Nos estudos, tempo ruim é MECÂNICA e ELETROMAGNETISMO. Aff! Eu escuto a explicação, mas na hora do exercício de mecânica... vixi. Eu arrumo uma confusão com aqueles vetores... ai... que tristeza. E sabe qual é a tristeza maior: tudo que eu olho tem mecânica. Aiiii! Hoje eu só estudei mecânica.. aquele tanto de fórmula... tive tontura, enjoo, dor de cabeça... 😩

Ano passado eu vi muitas aulas do professor Marcelo Boaro. Ele é muito bom. Curta os vídeos dele! Ajuda muito. Também gostei do Me Salva! e do Física Total

Só assim para sorrir: "Olha lá..."


Tchau,

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário