quarta-feira, 30 de maio de 2018

Cuidado com notícias falsas

Olá,

Para mudar meu estilo de preparo para o ENEM, esse ano eu optei pelo cursinho online. Estou gostando. Ainda medicada e sem paciência: eu fico resmungando que poderia estar fazendo outras coisas (aulas de música, desenho, língua estrangeira, academia, etc... buá), mas eu tento imaginar que mesmo repetindo eu estou de certa forma aprendendo algo novo. 😱😪😩😡

Eu escolhi o curso online PROENEM, por causa: preço (tanta coisa para pagar... ai), não preciso me deslocar e bons professores. 

Uma das aulas que me chamou a atenção foram de "Interpretação de texto". O professor trouxe várias reportagens fazendo o comparativo de como as palavras são escolhidas para uma notícia de acordo com o público leitor:


Por que o traficante da classe média e alta não pode ser chamado de traficante? Parece o Branco Drama.

Parece que o jornal Extra é mais barato. Repare que o rosto do adolescente
está manchado para esconder a identidade dele e a manchete revela
as causas dos atos criminosos que ele cometeu.
Procurei na internet e achei a versão online do O Globo e eles não fazem muita questão de esconder o rosto do adolescente:


Sejam cautelosos com as notícias que vocês lêem. Algumas são bem distorcidas e em alguns casos dá para perceber manipulação e até mentiras.

Viver como caminhoneiro não deve ser fácil. Assaltos, acidentes, alta dos preços dos combustíveis e pressa na entrega de mercadorias devem estressar muito. Pessoas má intencionadas estão se aproveitando do anonimato que as redes sociais permitem e vinculam notícias falsas o tempo todo. 

Eu recebi essa pela Whatsapp de que os caminhoneiros estavam começando a se movimentar:


Esse foi sobre o programa da canal de televisão Globo "O Brasil que eu quero":



Os dois acima são até bem humorados. Mas a pior tem sido a que vândalos estariam ameaçando as pessoas que gostariam de abastecer seus carros:


Só que não. Uma professora de Geografia me explicou que eles não estão querendo abastecer carros. Era um protesto que aconteceu nos Estados Unidos por causa agressão contra negros e estrangeiros, e vários manifestantes foram para as ruas quebrar geral contra polícia. 

Mais uma:



Eu não entendo porque as pessoas gostam tanto de difamar o povo brasileiro. Povo muito trabalhador! 


Cuidado,

Tchau e proteste de forma saudável,

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário