quinta-feira, 5 de abril de 2018

Faça boas escolhas pela sua nação

Olá,

Como vocês sabem eu estou estudando para o ENEM 2018Mas esse ano estou fazendo um curso preparatório. É online - mais barato. Estou gostando.

Assisti algumas aulas de História sobre a Idade Média: Guerra dos Cem anos: o cativeiro de rei francês João II - O Bom -, e do seu filho Felipe de Valois - O Audaz.

A "Guerra dos Cem Anos" aconteceu entre a "França"  e da "Inglaterra" - esses países ainda não eram como são hoje - por causa da falta ou excesso de herdeiros ao trono francês. Depende do ponto de vista. Existia um possível candidato inglês a rei tanto para Inglaterra e França. Mas a nobreza francesa não gostou.


Enfim, eles lutaram em batalhas e, em uma delas, o rei João e seu filho Felipe foram feitos reféns. O  outro filho do rei, o mais velho, foi chamado para assumir o trono em sua ausência: Carlos V, O Sábio

Além de ter de resolver inúmeros problemas internos do seu país, ele tinha que negociar o resgate do seu pai e irmão. Mas as riquezas que conseguiu reunir ajudou a pagar somente pela vida de seu pai. 

Ao retornar para França, João II percebeu que sua nação estava com muitos problemas e falida. Para não enfrentar mais batalhas naquele momento e ter de gastar mais riquezas, o rei decidiu manter o filho em cativeiro na Inglaterra, porque tanto ele quanto o príncipe não foram maltratados, tinham até acesso a várias regalias como TV paga, vinho importado, preservativos com sabor, acompanhantes e carros luxuosos.  😜

Mas Felipe percebeu que o pagamento do seu resgate estava demorando, aproveitou uma oportunidade e fugiu. Ao chegar na França, o seu pai ficou receoso de enfrentar uma  nova batalha com poucos recursos e decidiu regressar para o cativeiro. Assim não haveria motivos para mais batalhas e daria tempo para melhorar as condições interna da pátria. E assim João II regressou a Inglaterra. 

Nenhum governo é perfeito. E o governo não é feito somente por um monarca, um presidente ou um parlamentar. A nação como um todo faz parte do governo.

Apesar da fama de má administrador, ao regressar para o cativeiro João II não quis somente salvar a pele do filho, mas assegurar o bem da nação. A futura França precisava de uma trégua, pois estava arruinada. Se fosse somente pelos filhos, era mais fácil conseguir algum dinheiro e fugir para outro lugar. Isso seria muito mais fácil. 

Quando saio para trabalhar, não penso se o governante do país é o que eu votei. Eu penso que vou fazer um bom trabalho. Não saio de casa pensando em boicotar o trabalho de ninguém por causa de afinidade político partidária. 

Infelizmente, muitas pessoas só conseguem enxergar governantes pelas suas obras, e alguns se aproveitam disso para investir em obras de valores faraônicos e de curta duração. Quem realmente acredita no povo brasileiro se preocupada com algo duradouro e que beneficie a maioria.

Desejo que possa escolher ou apoiar um candidato que represente a nação brasileira com muito amor e respeito. E que não fique tão preocupado em destruir algo que o antecessor fez. 

Tudo de bom 

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário