domingo, 4 de março de 2018

Bolo Suíço Nozes Zero Adição de Açúcar

Olá,

Para entender melhor essa postagem, talvez tenha que ler a postagem sobre Florais para saber o que aconteceu comigo ao usar um floral com glicerina. A bula do floral alegava que o ingrediente era glicerina! 

Ainda estou tentando comprovar que a glicerina é altamente energética.  Mas não tenho tanto tempo disponível para pesquisar sobre isso.

Decidi fazer um comparativo usando o fermento biológico que é usado para fazer pães: Saccharamyces cerevisiae.

Saccharamyces cerevisiae é um tipo de fungo (levedura) que se alimenta de carboidratos. Comercialmente, pode ser usada para fabricar pães, cerveja e etanol. Ao digerir os carboidratos, a levedura pode produzir dióxido de carbono e outros resíduos (geralmente, etanol) de interesse industrial.

No dia a dia, nos alimentamos de diversos carboidratos que servem de fonte de energia para o metabolismo do corpo.

Então, quis fazer um comparativo: comprei balões (rosa!!!!!), garrafas Pet, fermento biológico seco instantâneo Dr. Oetker e alguns ingredientes.

Medidas:

A água usada estava a aproximadamente 55º C (100 mL medidas no béquer – não é preciso, mas é o que eu tenho), a temperatura ambiente era de 28ºC, cada sachet de fermento continha 10 g (eu não medi, fui pela informação do fabricante), usei, aproximadamente, 20 g de cada ingrediente. A organização ficou assim:
  1. Água
  2. Água + Fermento Biológico
  3. Água + Fermento Biológico + Açúcar Branco
  4. Água + Fermento Biológico + Açúcar Mascavo
  5. Água + Fermento Biológico + Açúcar de Coco
  6. Água + Fermento Biológico + Glicerina
  7. Água + Fermento Biológico + Bolo Suíco Diet Nozes (usam umectante de glicerina)
  8. Água + Fermento Biológico + Leite de Vaca em Pó
O Fermento Biológico Seco Instantâneo Dr Oetker contém 10 gramas de Saccharomyces cerevisiae e emulsificante monoestearato de sorbitana.

Eu havia comprado um paquímetro, para medir as espessuras dos balões, mas as coisas não saíram do jeito que eu queria. Preciso aprimorar o que eu faço. Eu não conseguia encaixar o balão na boca da garrafa PET direito.

Eu organizei tudo, mas não consegui organizar as imagens.



Antes de terminar de encher todos as garrafas, a que estava com açúcar branco começou a vazar!
Fiz um vídeo com duração de quase dois minutos (aumentei a velocidade para dura esse tempo) com a música a "Dança da Fada do Açúcar" do compositor russo Tchaikovsky! É só para visualizar:



Para esse experimento decidi usar um bolo que tinha umectante a base de glicerina como um dos ingredientes, mas não perguntei a empresa qual seria o percentual usado na receita, pois não estou preocupada com tanta precisão. Eu gosto muito de bolo, mas agora só como bolo diet. Às vezes, acho um preço mais barato e acabo comprando. Achei esse da +Casa Suíça:

Bolo Suíço Nozes Zero Adição de Açúcar – 280 g - +Casa Suíça

Depois coloco mais fotos do bolo!

Ingredientes: Ovo integral pasteurizado; farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico;  gordura vegeral; polidextrose; óleo de soja; nozes; castanha de caju; sal; fibra de trigo; edulcorantes maltitol; sucralose e acesulfame K; umectante glicerina bi-destilada, emulsificantes mono e diglicerídeos de ácidos graxos e estearoil 2-latil lactato de sódio; fermentos químicos bicarbonato de sódio; fosfato monobásico de cálcio e pirofosfato dissódico; conservadores propionato de cálcio; ácido sórbico e sorbato de potássio; aromatizante; estabilizantes goma guar; goma xantana; pectina e lecitina de soja e regulador de acidez ácido cítrico. CONTÉM GLÚTEN.

Opinião: O bolo não é vegano! Mas eu gostei. Acho difícil achar produtos DIET, mas nesse caso o problema é só o preço. Já vi preços variando de R$7,25 (liquidação do EXTRA Hipermercados) a R$25,00 (não pago!). Se comer demais, pode ter efeito laxativo.

Eu gostei do bolo. Pena que é caro!
Ainda vou pensar mais sobre o que eu fiz, pois eu sei que no nosso corpo são diversas substâncias químicas (enzimas) que auxiliam na digestão de carboidratos e que a levedura já não tem tanta variedade assim. Mas o que me chamou a atenção foi a lentidão da fermentação do bolo diet. Talvez as leveduras precisem de mais tempo e/ou maior temperatura. Quanto à glicerina e ao leite, decidi não usar o fato de o balão ter ficado em pé como parâmetro, pois o mesmo aconteceu com o controle "Água + Fermento". Vou pensar.

Eu sei que a glicerina e a lactose me afetam, mas ainda não consegui demonstrar. Depois eu retorno e mostro mais coisas.

---------------------------------------------------------------------------------------------
11/03/2018

Resolvi continuar o experimento com as leveduras, mas desta vez alterando o pH. Usei vinagre, pois tem pH=2, o que seria equivalente ao pH estomacal (ambiente ácido), porque não queria comprar HCL (ácido clorídrico) /mais caro/. Eu sei que precisaria de enzimas, mas vou fazer passo a passo só para observar melhor.

Temperatura ambiente: 26ºC
Temperatura do vinagre: 38-40ºC (próximo a temperatura humana)
Fermento Biológico Seco Instantâneo Dona Benta (10 gramas): Saccharomyces cerevisiae e emulsificante monoestearato de sorbitana.
Vinagre de Álcool Nevada: vinagre de álcool hidratado e conservante INS 224. Acidez volátil 4,0%.


A organização ficou assim:
  1. Vinagre
  2. Vinagre + Fermento Biológico
  3. Vinagre + Fermento Biológico + Glicerina
  4. Vinagre + Fermento Biológico + Glicerina (contaminada)
  5. Vinagre + Fermento Biológico + Bolo Suíco Diet Nozes (usam umectante de glicerina) 
  6. Vinagre + Fermento Biológico + Leite de Vaca em Pó 


Início da observação: 15:15

No frasco número 4, esqueci de lavar o recipiente que medi a glicerina, portanto ficou contamina de resto de leite, por isso está escrito contaminada. 

Durante a observação por 1 hora não aconteceu nada: sem gases! Todos os balões vazios! Vou repetir novamente, mas colocando os açúcares (cristal, mascavo e coco) para observar se foi o pH que atrapalhou.

Eu fazendo travessuras novamente!




Tudo de bom,

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário