quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Vitamina D, professor Michael Holick e protetor solar da L'oreal

Olá,

Em 2016, fiz um exame médico de rotina e descobri que estava com a “vitamina D” abaixo dos valores esperados:

Resultado exame de 2016.
A 25-Hidroxivitamina D ou Calcifediol, que é a principal forma circulante de vitamina D no sangue humano, é um pré-hormônio produzido no fígado e descoberto pelo professor Dr. Michael F. Holick. Por isso, o médico avalia, por meio de exames laboratoriais, a concentração do 25-Hidroxivitamina D.

De acordo com o professor, a vitamina D se relaciona, direta ou indiretamente, com 6% do genoma humano. E, contrário ao que se pensava, não somente os ossos possuem receptores para essa “vitamina”, o corpo todo tem esses receptores, incluindo o cérebro.

No Brasil o valor de referência diário de "vitamina D" é de 200 U.I. e nos Estados Unidos é valor é 400 U.I.. Mas o professor alega que esses valores são baixíssimos para o necessidades diários de um corpo saudável. Qual seria os valores ideais para uma gestante? 

É muito importante mensurar (medir) e controlar os níveis de vitamina D, pois são muitos os benefícios para a saúde, como: prevenção da osteoporose, vários tipos de cânceres, asma e outras doenças respiratórias; auxilia na força muscular; dentre outros.

E como eu sei de tanta coisa? Eu li o livro que ele publicou: VITAMINA D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes! O livro foi publicado pela Editora Fundamento e tem 320 páginas. Comprei na Black Friday da Saraiva.com.br. Recomendo demais. Durante todo o livro, ele faz uma crítica contra campanha contra o SOL que muitos médicos e empresas, que fabricam produtores solares, fazem.

Comprei na loja virtual da Saraiva.

Críticas do meu papai: Ele gostou muito do livro, também já percebeu essa campanha contra o SOL, mas acha que o professor podia passar uns tempos no Brasil para dar mais exemplos voltados para o público tropical.

Aplicando o livro no dia a dia:

Voltando ao exame, estava com baixa de “vitamina D”, então o médico que eu fui me recomendou suplementação com comprimidos (Addera é caro, mas o médico alegou que a empresa farmacêutica é confiável: Mantecorp) e exposição solar.

Mas, através do livro, descobri que a minha exposição solar estava errada, pois tem horário certo para se expor ao Sol (se você aprendeu que a melhor exposição solar é até as 10 da manhã ou depois das 16 horas, recomendo esse livro URGENTEMENTE). Além disso, estava me protegendo demais contra o Sol.

Além da suplementação, decidi não usar mais os protetores, somente se ficasse em excesso na exposição ao Sol. Funcionou! 

Resultado de exame 2018.
Mas ainda uso bloqueador solar, mas não tanto quanto antigamente. Geralmente uso quando terei uma exposição excessiva: praia, piscina e cachoeira são os mais comuns. Quando fui ao Rio, não consegui ir à praia, na verdade fui no primeiro dia e passei mal (Sol intenso na cabeça e muita luminosidade) e desisti. Mesmo assim, fiquei bronzeada.

Eu, geralmente, uso protetor Cenoura & Bronze. Mas esse ano, achei na promoção o conjunto para o corpo e rosto da SOLAR EXPERTISE (L’OREAL PARIS). Tinha o conjunto da CENOURA & BRONZE também e até era mais barato, mas na loja que eu estava tinha acabado. 

Solar Expertise FPS 30 - Facial Diário – Textura Gel-creme – 25 g – L’oreal Paris


Veio numa embalagem (facial - frasco pequeno e corporal - frasco grande) com a atriz e modelo Grazi Massafera como garota L'oreal!

Ingredientes: Aqua; alcohol; diisopropyl sebacate; sílica; butyl methoxydibenzoylmethane; titanium dioxide; C12-15 alkyl benzoate; octocrylene; isopropyl lauroyl sarcosinate; Zea mays starch (corn starch); ethylhexyl triazone, poly C10-30 alkyl acrylate; glyceryl stearate; behenyl alcohol; methylene bis-benzotriazolyl tetramethylbutylphenol; t-butyl alcohol; sodium hyaluronate; phenoxyethanol; stearyl alcohol; eugenol; triethanolamine; polyglyceryl-10 laurate; ammonium polyacryldimethyltauramide (ammonium polyacryldimethyl taurate); limonene; xantham gum; linalool; benzyl alcohol; drometrizole trisiloxane; caprylyl glycol; terephthalylidene dicamphor sulfonic acid; myristic alcohol; geraniol; disodium ethylene dicocamide PEG-15 disulfate; disodium EDTA; cetyl alcohol; butylene glycol; butylphenyl methylpropional; citronellol; hexyl cinnamal; glyceryl stearate citrate; parfum (fragrance).

Está escrito na embalagem:

Ficou sujo, pois fica na minha bolsa!
“Testado sob controle dermatológico”

“Tecnologia L’oreal: Sua fórmula possui filtros solares Mexoryl SX + XL de altíssima eficácia que entregam alta proteção contra os raios UVA/UVB, prevenindo o envelhecimento cutâneo provocado pela exposição ao Sol (rugas e manchas solares).”

“Textura leve e fácil de espalhar: Ótima combinação entre leveza e eficácia em uma fórmula sofisticada de fácil aplicação. Sua textura de rápida absorção é oil-free e resistente à água. Não  comedogênico.”




Opinião: Não vai ser uma opinião tão verdadeira, pois estou com problema de acne devido a outros fatores, mas não deixou minha pele anormal de oleosa. Tem cor branco-amarelo (quase branco) e toque seco, mesmo sendo versão creme, isto é, fica fácil de espalhar, mas não fica oleoso e pegajoso (aspecto seboso e brilhante). Por último, o perfume é suave, não me incomodou (cada nariz responde de um jeito).

Solar Expertise FPS 30 – Corpo e Rosto – 120 mL – L’oreal Paris

Ingredientes: Aqua; homosalate; alcohol; octocrylene; ethylhexyl salicylate; butyl methoxydibenzoylmethane; glycerin; titanium dioxide; ethylhexyl triazone; potassium cetyl phosphate; talc; glyceryl isostearate; cyclohexasiloxane; synthetic wax; PEG-100 stearate; glyceryl stearate; phenoxyethanol; stearic acid; stearyl alcohol; triethanolamine; caprylyl glycolic; palmitic acid; terephthalylidene dicamphor sulfonic acid; acrylates/C10-30 alkyl acrylate; crosspolymer; aluminium hydroxide; disodium EDTA; tocoferol; myristic acid; linalool; parfum (fragrance).

Está escrito na embalagem:


“Para aproveitar o Sol, sua pele precisa de uma proteção contra os danos profundos, causados pelo Sol.”

“L’oreal Paris desenvolveu o protetor Supreme Protect 4, que garante uma proteção solar avançada e um cuidado supremo da beleza da pele. Uma nova geração de fórmulas, com o AVANÇADO COMPLEXO MEXORYL X4, proteção reforçada contra os raios solares UVA, UVB e UVA LONGO e defesa antioxidante que ajuda a reduzir os danos causados pela radiação infravermelha A, em uma fórmula leve e com alto poder hidratante.
Proteção até contra os raios UVA LONGOS que penetram mais profundamente na pele.
Defesa antioxidante para ajudar a preservar o colágeno.
Hidratação Intensiva 8 horas para uma pele hidratada.
Textura leve e de rápida absorção para uma pele macia e com toque aveludado.”

“Previne o envelhecimento e manchas causadas pelo Sol.”

“Resistente à água.”

“Testando dermatologicamente.”

Opinião: Ajudou quando o Sol e calor estavam intensos. Fica um aspecto brilhoso e levemente pegajoso quando passa na pele (cuidado para quem tem acne), mas não incomoda. Tem cor branca, o perfume é agradável e mais intenso que o protetor facial diário.

Recomendo os protetores da L'OREAL e da CENOURA & BRONZE, mas o meu maior problema é o Sol na cabeça que me provoca dores de cabeça, enjoo e fraqueza (insolação). Então, no meu caso é mais prático fugir para a sombra ou usar sombrinha (ela é meu guarda Chuva, Sol, Lua, Ladrão, Tempestade, Ventania, Furacão...)!

Por que não recomenda leitura de livro como 50 tons de Cinza? Porque eu fiquei traumatizada com o filme “Colcha de Retalhos”. Depois disso, comprei muitos morangos e nunca encontrei um vendedor como o do filme.


Aproveitem o verão para estocar Vitamina D e, em caso de exposição intensa ao Sol: PROTETORES! 


Por do Sol na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.
Tudo de bom nessa vida!

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário