terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Livro: ABC das Orquídeas

Olá,

Eu gosto de ler resenha de produtos, principalmente se desejo comprar aquele produto. Amo comparações que mostram produtos com funções similares e preços diferentes. 

Eu não posso dizer que isso é uma resenha, pois eu não sou a consumidora final deste produto. Mas era um presente para uma pessoa muito próxima que sempre me ajudou e me convidou para almoçar no Natal com ela. 

Os livros mais recomendado para orquidófilos são:

1º lugar: ABC dos Orquidófilos - 2ª edição

Imagem do Orquidófilos.com
Autor: Professor René Rocha

Acompanha o novo CD 2016 com mais de 2 mil fotos e novos arquivos de atualizações na nomenclatura. Novas Fichas das Plantas e inclusões de híbridas e suas formadoras. Leia mais aqui.


Pseudorresenha: Nunca li, mas falam superbem do livro. A minha tia não vai ler um CD. Ela não gosta disso, não usa computador ou celular.

2º lugar: A Paixão Pelas Orquídeas - 
Manual Do Orquidófilo

Imagem do Buscapé.
Autor: José M. M. Santos

Sobre o livro: "Orquidófilos e amantes de jardinagem.O universo da orquidofilia está repleto de bons exemplos de livros estrangeiros, mas com eles aprendemos a cultivar orquídeas em países cujo clima é completamente diferente do nosso. 

A paixão pelas orquídeas - Manual do orquidófilo é a primeira obra escrita por um especialista português sobre o cultivo de orquídeas exóticas e ornamentais no nosso país e vem ao encontro da necessidade que muitos cultivadores, alunos e não só, demonstraram ao longo dos últimos anos. 

Este livro não é um livro científico, é um livro sobre uma grande paixão que se transformou num hobby alimentado por um saber feito de experiência, muito estudo, leituras, viagens, exposições, conferências e múltiplos ensinamentos transmitidos por professores e conhecedores da matéria. Em última instância, o objetivo da concessão desta obra seria ter um país mais florido e com mais adeptos da orquidofilia e da jardinagem, dado que esta paixão incurável faz muito bem ao corpo, à mente e à alma. 

Autor do blog http://musgoverde.blogspot.com.br/, José M. M. Santos descobriu na adolescência as orquídeas, que rapidamente passaram a ocupar um lugar privilegiado entre as suas paixões. A beleza e o exotismo das formas desta planta, aliados às suas cores e perfumes inexplicáveis, têm constituído uma fonte de atração irresistível. 


Em Lisboa, onde vive, encontrou outros adeptos do mesmo hobby e tornou-se um dos sócios fundadores da Associação Portuguesa de Orquidofilia. O seu grupo de amigos orquidófilos cresce cada vez mais. Viaja frequentemente para assistir a exposições e palestras ou para fazer cursos no estrangeiro. É membro de várias organizações internacionais de orquidofilia e partilha muitos dos seus conhecimentos em apresentações e cursos sobre orquídeas e diversos temas de jardinagem. Colabora, entre outras publicações, com a revista Jardins e participou nas duas séries do programa de televisão de jardinagem A Verde e a Cores."


Pseudorresenha: Nunca li. Mas fiquei imaginando se era aquela Língua Portuguesa de Portugal, acho que ela não vai gostar. Mas é recomendado.




3º lugar: ABC das Orquídeas

Imagem da Editora Senac

Autora: Rosenn Le Page
Editora: SENAC
Páginas: 208
Tradução: Milene Chavez

Contra capa:

"A orquídea é encontrada tanto em estabelecimentos mais exclusivos quanto em supermercados e feiras. É também um dos presentes preferidos, seja para uma pessoa querida, seja como um mimo para si mesmo - afinal, suas flores duram como poucas- até quatro meses se for uma falenópsis, uma das orquídeas mais conhecidas.
ABC das orquídeas apresenta todos os passos necessários para manter sua planta saudável e fazê-la florescer novamente, mostrando como acomodar, tutorar, regar, adubar, podar, replantar e multiplicá-la, e respondendo a dúvidas como:

- Onde posicionar a orquídea?

- Regar quantas vezes por semana e a que hora do dia?
- Qual a quantidade de água?
- Molhar ou não as flores?
- Colocar ou não um prato embaixo do vaso?
- Quando e quanto adubá-la?

Rica em fotos e ilustrações coloridas, esta publicação do Senac São Paulo aprimora o conhecimento de profissionais de jardinagem e botânica e agrada também à imensa legião de admiradores das orquídeas."



Tem belas fotos...

... e desenhos que explicam passo a passo como cuidar da sua orquídeas (podar, cultivo, multiplicar). Eu só não sei falar se as dicas realmente são boas. A minha tia vai dar o opinião dela depois, atualizo depois.

Pseudorresenha: Foi o que eu escolhi para dar de presente, pois estava barato na loja e a crise está feia. O livro tem muitas ilustrações passo a passo (desenhos coloridos) e fotos de pelo menos cada um dos gênero apresentados. Na parte inicial é dado algumas dicas gerais sobre orquídeas: como escolher, as doenças, materiais necessários para podar, etc. Para cada gênero, por exemplo a Catleya, há dicas de como cuidar da planta durante e após a floração (como tutorar, podar, regar, adubar, replantar e multiplicar). Achei o livro muito bonito. Eu comprei esse e mais dois livros no site da Amazon.com.br, gostei do site e a compra chegou antes do esperado. A Amazon e a Saraiva.com.br são meus favoritos para compra de livros.

4º lugar: Orquídeas Brasileiras - Coleção Rubi 

Imagem da Editora Europa
Editora: Europa
10 volumes (isto é, 10 livros) com 80 páginas cada um.

Coleção Rubi - Orquídeas da Natureza, dividida em dez volumes, traz todas as dicas para você conhecer as diferentes espécies e gêneros, os habitats e preferências de cada uma dessas joias da Natureza e ser bem-sucedido no cultivo. 

Volume 1 - Orquídeas Brasileiras
Volume 2 - Orquídeas Perfumadas
Volume 3 - Orquídeas Vanda
Volume 4 - Mini e Micro Orquídeas
Volume 5 - Orquídeas Chuva de Ouro
Volume 6 - Orquídeas Phaleanopsis
Volume 7 - Orquídeas Cymbidium 
Volume 8 - Orquídeas Sapatinho 
Volume 9 - Orquídeas Cattleya Walkeriana
Volume 10 - Orquídeas Dendrobrium 

Pseudorresenha: Não li. Só dei uma olhada em um dos volumes e é muito ilustrado. Livros bonitos, mas a coleção completa fica caro (não caberia no meu orçamento). Li algumas resenhas que elogiavam, mas reclamavam de poucas dicas sobre "cultivo".


5º lugar: Mundo das Orquídeas

Imagem da loja Saraiva.com.br

Autora:  Bénédicte Boudassou
Editora: CookLovers
Páginas: 160
Grátis: Borrifador de jardim e uma tesoura de poda

Sobre o livro: As orquídeas formam a imensa família das orquidáceas, uma das mais vastas do reino vegetal (mais de 26 espécies conhecidas). Presentes nos trópicos, mas também em regiões temperadas, elas possuem uma grande diversidade, indo desde miniaturas de alguns centímetros até gigantes de 4 ou 5 metros.

Pseudorresenha: Também não li. Achei ilustrado e interessante o borrifador e a tesoura de poda. É bonito como presente, mas não acredito que um kit tão completo e barato seja de boa qualidade. Desconfiança de mineira!

Eu sou uma completamente ignorante sobre o mundo dos orquidófilos, então escrevi que é uma Pseudorresenha, pois eu não li os livros, só vi com os olhos e mãos👀✌😁. A minha classificação pode não agradar a todos. A pessoa que ganhou o presente gostou do livro, mas ainda não terminou a leitura. É a minha tia, ela ganhou de presente de Natal. Na verdade eu dei dois presentes, pois o filho dela (meu primo) faleceu e ela ainda está muito triste por causa disso. O outro presente foi uma pantufa da loja virtual Pantufas - coisas de inverno ficam muito baratas no verão... faço assim: compro coisas de verão no inverno e coisas de inverno no verão... não tem tanta variedade, mas dá para aproveitar os preços baixos.

Até nas embalagens eu economizei. Ninguém reclamou da embalagem. Pouco dinheiro e correria foram os meus dramas de 2017.  O Panettone era "sem açúcar" e "sem lactose" (não vegano: gema de ovo), barato e bom! Muito difícil de achar panettone diet.

Já comprei orquídeas no Orquidário Maripá. Leia aqui. Depois eu conto algumas boas ações que fiz em 2017... quando tiver tempo. 😫

Desejo que a perseverança, a paz, o amor e saúde estejam presentes no seu dia a dia!

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário