quinta-feira, 25 de maio de 2017

Tarefas Domésticas

Olá,

Eu aprendi tarefas domésticas nova. Não sou uma excelente dona de casa (quanto horas eu fico em casa?), mas me viro bem. 

Um dia desses estava conversando com minha vizinha sobre limpar a parede... paredes ficam sujas... e ela me falou sobre a misturinha que ela fazia com vários produtos químicos para usar na limpeza.

Eu fiquei preocupada com aquilo. Na internet existem várias receitas de produtos para "clarear a roupa", "tirar manchas", etc. Eu decidi testar um dessas receitas. Uma delas dizia para colocar vinagre (ou sumo do limão) na máquina de lavar roupa com sabão em pó (usei o 100% coco, por precaução). Mas uma blusa de tecido delicado apareceu pequenos buracos (Foi para guerra?). Perdi uma blusa. 

O vídeo abaixo mostra uma menina fazendo experimento de reação química com produtos encontrados em casa:


Dependendo do produto que você vai usar, eu recomendo o uso de luvas. Por exemplo, a água sanitária por ser muito barata no processo de fabricação, vem em uma concentração muito maior do que o citado na embalagem. A água sanitária é muito corrosiva. Também é recomendado o uso de luvas para lavar o vaso sanitário e banheiro por higiene e evitar propagação de micróbios. O ideal é usar panos descartáveis ou papel toalha. Não pode economizar muito na hora da higiene.



Não estou dizendo que estas receitas não tem eficácia prometida, mas são substâncias que podem reagir e provocam desastres em casa. Leia um relato que, inclusive, caio na prova do Enem:

"Leia o relato de uma pessoa que perdeu o olfato por ter misturado água sanitária, amoníaco e sabão em pó para limpar um banheiro:


A mistura ferveu e começou a sair uma fumaça asfixiante. Não conseguia respirar e meus olhos, nariz e garganta começaram a arder de maneira insuportável. Saí correndo à procura de uma janela aberta para poder voltar a respirar."



Eu, blogueira, fico condenando o uso de produtos industrializados e acabo influenciado alguém a tentar produzir algo mais "natural e eficiente". Eu não quero que você faça isso. Eu quero encontrar em uma prateleira de supermercado uma maior variedade de produtos: amaciantes sem corantes, sabão com glicerina, etc.

Alguns produtos já existem:

1) Sabão em Pó Coco Roma - muito usado para lavar roupas infantis por não ter corante e  outros produtos que provocam alergias.

2) Produtos Biowash - a cada dia eles criam um produto novo. Tem até limpa vidros agora.

3) Água perfumada para roupas da Arte dos Aromas - Serve para passar a roupa, o perfume de Verbena é uma delícia. 

4) Aromatizadores e Difusores de ambiente - Existem várias marcas que tem esses produtos. Você pode usar no banheiro e outras partes da casa. Alguns tem efeito até calmante: Kapeh, Arte dos Aromas, Empório Laszlo

Eu prefiro que você use o Vanish para limpar sua roupa do que fazer estas receitas naturais, ok? Evite ao máximo essas "misturinhas" de produtos químicos e sempre leia o rótulo.  

Tchau,

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário