domingo, 9 de abril de 2017

Alergias e maquiagem

Olá,

Às vezes, eu tenho alergia. A maquiagem orgânica diminui a possibilidade de você se sentir incomoda com algo, por não ter substâncias tão agressivas.

Eu uso base e depois aplico um pó facial da Bioart (amei, combinou demais com o tom da minha pele) e blush em pó. Este pó facial pode irritar e aumentar as chances de você ter uma crise alérgica, como uma rinite. Mas existem outras opções no mercado que não geram essa poeira, pois são compactos ou até cozidos. O BBCream é a uma opção para quem quer se maquiar de forma mais prática e sem muitas etapas (exclui a fase do pó facial). Já usei o pó facial e blush da Bioart, clique e leia aqui. O blush da Alva Naturkosmetik dá para ler aqui.

Pó compacto

No meu caso, a área dos olhos são mais sensíveis. Eu uso máscara para cílios a "prova d’água", pois as "laváveis" podem incomodar muito meus olhos. Tem vários orgânicos no mercado que incluem até efeito nutritivo. Eu não gostei da máscara da Bioart, mas existem outras marcas do mercado. Já o lápis kajal da Alva é perfeito. Clique e leia sobre a máscara da Bioart e o lápis kajal da Alva.


Demaquilante é algo mais complicado. Eu tenho usado um da Elke Skin que é bifásico (ótimo para retirar máscara para cílios a prova d’água), mas ele tem uma substância parecida com a dimeticona (usado para tratamento de gases intestinais) e provocar uns espasmos (tremores não dolorosos) na pele ao redor do meu olho. Pode usar óleo de coco como demaquilante também, mas vai deixar a pele oleosa e produtos a prova d’água não saem tão facilmente. Leia sobre os demaquilantes que experimentei: Bifásico Elke Skin, Loção Elke Skin e Água Micelar.

Quase que eu peidei um olho... 😁



Amo batom! Os batons orgânicos são maravilhosos e acho que protegem demais os lábios. Tem aspecto mais consistente comparado a outros batons. Pode ser usados em adultos e crianças. Clique e leia as resenhas sobre batom Alva (vinho e pink), batom vermelho Vymana e truques para o batom durar mais (fixador de batom).


Não é só a maquiagem para o rosto que dá alergia. Às vezes, a alergia facial foi provocada por contato com as unhas esmaltadas com esmaltes que contém substâncias que provocam alergia. As substâncias que geralmente provocam mais alergias são formaldeído, cânfora, tolueno, DBP. No mercado de orgânicos do Brasil, a Surya Brasil é inovadora e tem vários produtos para uma bela esmaltação. Eles têm um esmalte azul que eu amo, clique e leia aqui


Algumas substâncias como a mica podem incomodar e provocar alergias. Existem micas de várias cores e elas têm um aspecto brilhoso. Então, muitos cosméticos (xampu, esmalte, batom, pó, etc) usam mica para dar um brilho especial e/ou cor no produto. Infelizmente, também podem provocar alergias. O jeito é evitar lendo o rótulo! Tem um xampu da Surya Brasil (Fixação da Cor/Color Fixation) que é maravilhoso para quem usar tinturas, clique e leia.

Perfumes! Alguns perfumes me dão dor de cabeça. Apaixonei pelo Parvati no primeiro odor, mas estou sem dinheiro para importar. Caso você tenha alergia a perfumes, vai ter que sentir o odor do produto para evitá-lo. Geralmente os cosméticos orgânicos/veganos/sustentáveis tem odor mais delicado e com óleos essenciais, sem fragrâncias artificiais. Mas aroma é algo pessoal. Tem opções de perfumes sem álcool, usando óleos e ceras. O Parvati é a base de óleo de amêndoas doces. A Lush, Tisserand, Laszlo e Kapeh tem opções de perfumes e/ou sinergias (combinação de óleos vegetais e essenciais com efeito terapêutico). Você mesma pode fazer uma mistura (blend) de óleos essenciais e usar como perfume com a ajuda de um colar difusor. Já falei sobre o Parvati e Kapeh

A Lush é cara, mas todos falam bem dos seus produtos. Ainda não experimentei o perfume deles.
Hoje o mercado brasileiro está mais variado e tem várias opções de cosméticos para veganos, vegetarianos, ecochics e alérgicos de plantão! Os preços variam, mas geralmente são mais caros, não fazem propaganda enganosa e cuidam do ambiente.

Tchau,

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário