quarta-feira, 22 de março de 2017

FPS e maquiagem

Olá,

No mercado existem muitos cosméticos com o FPS. Mas o que é isso?

FPS é a sigla para o Fator de Proteção Solar. Em inglês seria SPF (Sun Protection Factor). O filtro solar tem um número que determinado o nível de sua proteção, que pode variar de 2 a 100 (Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA.

Maior parte do UVC seria bloqueado pelas nuvens ozônicas (camada de ozônio).

Mas o que significa o valor do FPS?
A pele, quando exposta ao sol sem proteção, leva um determinado tempo para ficar vermelha. Quando se usa filtros solares com FPS 15, por exemplo, a mesma pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha, se for usado um filtro com FPS 40, levará 40 vezes mais tempo para ficar vermelha, e assim por diante.


O filtro solar pode ser químico (absorvem os raios UV) ou físico (refletem os raios UV). É comum a associação de proteção química e física para se obter um filtro solar de FPS mais alto.

Substâncias encontradas em cosméticos/maquiagem que podem ser usadas como protetor físico ou químico. 

A concentração de determinada substância protetora varia de acordo com o tipo de cosmético e o local de aplicação:

Não dá para usar protetor solar com somente o dióxido de titânio, pois a minha pele ficaria com aspecto branco. Leia: Protetor solar e efeito da radiação.
E na maquiagem? Como isso funciona?
A maquiagem também pode funcionar como protetor solar. As empresas adicionam uma ou mais dessas substâncias que cumprem a função de proteção. Caso ache necessário, você pode passar o filtro solar antes da maquiagem.

Exemplo:

Make B. Mineral Base em pó

Ingredientes: mica; boron nitride; titanium dioxide; ethylhexylglycerin; lauroyl lysine; kaolin; argilla; amethyst powder; CI77891; CI77492; CI77491; CI77499; talc; tin oxide.

A empresa alega que o produto é FPS 25. Neste caso da Base em Pó do Boticário, o ingrediente “titanium dioxide” tem função de proteção solar (o dióxido de titânio tem origem mineral e forma uma barreira física, bloqueando os raios solares).

Mas por que nas embalagens está escrito “Este produto não é um protetor solar”?
Para não ser usado como substituto dos filtros solares. A empresa não quer que você use essa base em pó no corpo todo para proteger contra raios solares. É só para evitar esse tipo de uso. A maquiagem protegerá o seu rosto em FPS 25, mas seus pés, orelhas, ombros não serão protegidos pela maquiagem, ok!? A base é só para a face.

Eu uso pouco filtro solar, pois permaneço muito tempo em ambientes fechados, sem contato com Sol. Mas caso permaneça muito tempo em contato direto com o Sol, vale a pena investir em um protetor antes da maquiagem ou protetores que funcionam também como bases. Mas não se esqueça: o Sol é importante para formação da vitamina D. Caso não se exponha ao Sol, é bom você procurar um nutricionista ou médico para o uso de suplemento.

E como retocar a proteção?
Pode reaplicar somente a maquiagem com FPS. Eu sofro de muita oleosidade, então, eu prefiro limpar todo o rosto e reaplicar a maquiagem. Gosto daquele aspecto matte.

Tchau,


Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário