quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Recife & Maragogi

Olá,

Eu já falei no blog sobre um episódio do Bake Off Brasil em que foi mostrado o Bolo Souza Leão, um bolo típico da culinária pernambucana e que é feito com a mandioca (macaxeira) fermentada.

Desde esse dia eu estava com uma vontade enorme de ir a Pernambuco experimentar esse bolo. 

Bolo Souza Leão na Padaria New Planet, Boa Viagem, Recife/PE.
Eu fui mesmo. Eu demorei para encontrar o bolo, mas eu achei na padaria New Planet em Boa Viagem, Recife. Uma delícia. Mas só comi um pouco, pois contém açúcar (caminhei o dia inteiro para queimar a glicose). Também são típicos de pernambuco o Bolo Pé de Moleque e Bolo de Rolo (comprei um de lembrança para meu irmão, estou tentando convencer ele a viajar comigo). Só não achei o grolado. Tapioca é o que não falta na cidade.


Eu gostei muito de Recife. Repleta de pontes, é a nossa Veneza Brasileira. 

Eu comecei o turismo no Marco Zero (tem uma pintura do artista Cícero Dias). Do Marco Zero dá para visitar vários pontos artísticos, como a Caixa da Cultura (exposição de obras de arte), Centro de Artesanato, Cais do Sertão Luiz Gonzaga, Parque das Esculturas de Francisco Brennand (conhecido como "A Pica do Brennand"), Paço do Frevo (participei de uma aula de frevo lá), Sinagoga Kahal Zur Israel, Embaixada dos Bonecos Gigantes, Paço Alfândega (é um shopping com a cara de Pernambuco). 


Marco Zero

Esculturas de Francisco Brennand ou Pica do Brennand.


Sentada na Cobra do Brennand.

Xilografia de J. Borges, Caixa Cultura.
 
Exposição de arte da Caixa Cultura: tratamento da catarata.

Centro de Artesanato de Pernambuco.
Embaixada dos Bonecos Gigantes, Recife/PE.

Sinagoga Kahal Zur Israel.

Fazendo graça na Sinagoga Kahal Zur Israel.
A noite fiz o passeio de Catamarã que atravessa as pontes. Eu preferi a noite por causa da fotografia. Achei que ficaria mais bonito. E ficou.





Atravessando a Ponte Maurício de Nassau temos mais pontos turísticos: Mercado São José, Casa da Cultura (antigo presídio), Igreja Santa Rita, Pátio de São Pedro, Palácio de Campo das Princesas (aberto somente quinta, sexta, sábado e domingo), Sede do Galo da Madrugada (de dezembro até o carnaval tem bailes nas quintas), etc.

Perto do Mercado São José, Recife/PE.

Seriguela.
Acarajé de Pernambuco. Não foi frito no óleo de dendê.

Sorvete Artesanal de Macaíba (sem açúcar). Delícia.

Casa da Cultura, antigo presídio.

Capela Dourada/Museu Franciscano de Arte Sacra, Recife/PE.

A noite na UK Recife com a amiga Rani. Um serhumaninho com seu amigo nos tratou como marmita, nós o tratamos como marmotas e não conseguíamos parar de ri.
Eu me encantei com as obras dos primos Brennand (Francisco e Ricardo). O Ricardo expõem sua coleção de obras de arte no Instituto Brennand. Eu chamo de Castelo do Brennand.




Eu gosto de lavar os pés e usar hidratante. Gostei dessa pintura.

Nós estamos lá de diferentes formas. Como deusas, monstros, amantes, mães, sedutoras... eles nos amam.
Eu fiquei encantada com a.... não sei explicar... customização da Casa de Gilberto Freyre. Mas não pude fotografar dentro. Ele era um gênio, viciado em livros e recebia presentes do mundo inteiro... imagina a bagunça para a esposa organizar! Próximo tem uma charmosa confeitaria... Confeitaria Pernambucana.

O Museu do Homem do Nordeste estava fechado para reforma.

Confeitaria Pernambucana. Eu adoro suco!
Mas o turismo não fica restrito a Recife. Olinda é logo ali e tem coisas para ver:


Muita água de coco para aguentar o verão!


Casa de Bonecos do Carnaval.
Eu gostei muito da Praia de Carneiros com seu barro, piscinas naturais e águas calmas...



A Rani e eu. Adoramos.
... mas me surpreendi com Maragogi (Alagoas). Para fazer o passeio das piscinas naturais tem que acordar muito cedo e observar a tábua de mares. Mas as agências de turismo fazem isso para você. No Pontal de Maragogi saem os catamarãs que te levam para as piscinas naturais. Você deve entrar em contato com o Pontal ou alguma agência para ter noção da melhor época para visitar as piscinas naturais. O site Viaje na Viagem e da Marinha (porto Maceió) também ensina como saber a melhor época para ir a Maragogi. Eu fiz o passeio dia 25 de janeiro (2017). Dá para fazer o mergulho de batismo. Para pessoas credenciadas tem outras saídas com o Maragogi Divers (eu não fiz desta vez). Recomendo demais.


Isto não é photoshop. É Maragogi. É lindo! Não alimente os peixes. Biscoitos não são alimentos naturais para peixes marinhos.
Recomendo Recife e cidades próximas. Só me senti incomodada com a bagunça do transporte público. Eu e uma italiana ficamos desorientadas no metrô, um horror! Muita falta de respeito com a população e em especial com nós do sexo feminino e crianças. 

Fica só um alerta para a praia de Boa Viagem: cuidado com o tubarão

Tudo de bom a vocês,

Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário