segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Leite de coco caseiro

Olá,

Eu uso leite de coco em minhas receitas. Aqueles vendidos em supermercados possuem o conservante “Metalbissulfito de Sódio”.

Esse conservante pode causar reações alérgicas (irritação de pele, irritação gástrica e asma). Não é recomendado para o consumo por crianças.

Decidi fazer o leite de coco caseiro para evitar essa e outras substâncias. Tem várias receitas na internet ensinando a fazer o leite de coco caseiro.

A maioria faz a proporção de 1 copo de coco para 4 copos de água quente. Comparando ao leite de coco industrial achei que ficou muito ralo.

Então, fiz a proporção de 1 copo de coco para 1 copo de água quente.

Não ficará com aspecto tão espesso como o leite de coco industrial, mas terá mesma função. Caso queira com o mesmo aspecto recomendo usar a goma xantana na proporção de ¼ de colher de chá para 1 litro de leite de coco (espessante). Vou ser sincera, nunca usei goma xantana.

Passo a passo:

1º Tirando a água do coco. Primeiro, eu tiro a água do coco para diminuir a bagunça na cozinha.



2º Abrindo o coco. Eu vou batendo com o martelo ao redor do corpo (entre as extremidades) para quebrar e ir soltando o coco por dentro.



3º Tirando a polpa. Após o coco ser aberto, retira-se a parte carnosa do coco. Caso seja difícil sair, usa-se o fogo.

4º Separando a polpa da casca. Para ficar com um aspecto mais agradável, separa-se a polpa do coco da casca. A casca poderá ser moída e usada como farinha.



5º Proporção 1:1. Para cada medida de coco, use-se a mesma medida de água quente. Para medir usei um copo.

6º Água quente. Deixei a água esquentar até a temperatura de 40-50°C (ainda não está fervendo, então você pode por o seu dedo sentir que está quente).



7º Liquidificador. Triturei o coco com a água quente no liquidificador.



8º Coar. Usei um coador para separar o leite de coco do coco triturado.

9º Coco ralado. O coco ralado poderá ser usado em várias receitas.

10º Leite de coco. Por não ter espessando e emulsificante, o leite de coco caseiro poderá separar em fases (partes). Mas é só misturar. Duração de 3 dias na geladeira.


Nem sempre consigo usar todos os ingredientes que tenho na geladeira. Para não perder nenhum item, eu coloco no congelador. Mas o leite de coco ficou com aspecto feio depois disso. Não estraga, é porque não tem o emulsificante para juntar a parte oleosa com a parte hídrica o tempo todo. Ficou feio.

Tchau,

Carla