terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Conjunto de 6 pincéis para olhos - Ecotools

Olá,

Assim que conheci um pouco do veganismo, eu conheci o Ecotools.

Ecotools são pincéis de maquiagem feitos com alumínio e plástico reciclado. As alças (hastes) são feitos em bambu. Como as cerdas são sintéticas, os pincéis são considerados “livres de crueldade (cruelty free)” e muito famosos entre os vegetarianos. São produzidos na China.








Eu gosto da variedade de produtos em uma loja, como forma de respeito à opinião e condição financeira de cada um.

Eu acredito que um pincel feito com cerdas naturais é sustentável. Pode não agradar aos veganos e vegetarianos radicais. Mas é uma forma de reciclagem de um material que iria para o lixo.

Sempre produziremos lixo, mas precisamos reduzí-lo. O lixo mal tratado gera problemas como poluição visual, mau cheiro, enchentes, doenças, etc.

Quando estudava me perguntava porque as pessoas não levantam bandeiras de apoio a algo. Tipo “eu sou do desmatamento” ou “eu sou a favor do reflorestamento”.  Eram assuntos proibidos.

Quando eu fui lecionar, tive que lidar com um desses assuntos proibidos: “o buraco na camada de ozônio”.

Vou usar uma parte da entrevista de um professor da USP (Ricardo Felício - leia aqui) para explicar:

Imagem usado para ensino em escolas.
“O conceito de “camada” é reducionista de algo que é mais complexo. Aconteceu que passou o tempo e a coisa virou uma entidade.
Não existe tal camada.
O que existe é a chamada ozonosfera, parte da baixa estratosfera, onde a probabilidade da existência de gás ozônio é maior, dada certas condições particulares.
Assim, o ozônio se apresenta como nuvens ozônicas, e não como camada.
Nem mesmo o próprio Gordon Dobson dizia “camada”, “buraco na camada” e coisas afins. Eles já sabiam que a variação do ozônio é extremada. De uma hora para outra verificava-se variação de 1000% (mil) nas concentrações do gás, dada a sua alta reação.
Ao mesmo tempo, deve-se ressaltar que o gás só é produzido com a ação da radiação ultravioleta da banda C. Sem luz = sem ozônio. Simples assim.
Desta forma, nas partes polares, a sua baixa concentração verificada na saída dos respectivos invernos é dada pela ausência de luz solar e não por causa de CFCs ou coisas do gênero.
As diferenças marcantes entre os hemisférios da Terra fizeram com que as anomalias sobre o pólo Sul fossem mais acentuadas do que as verificadas no pólo Norte. Os cientistas sempre souberam disto.”
E eu fui lecionar... e os livros didáticos mentem. E a sociedade mente. E os documentários dos celebridades de Hollywood mentem. E o trabalhador se sente mal ou inferior por ainda utilizar uma geladeira que dizem ter CFC.

O que eu não sabia é que existe um boicote aos professores ou pessoas de pensamento diferente. Isso eu não sabia. O assunto proibido deve permanecer proibido para não ser sofrer boicote:

"Um problema é que quem não é a favor do aquecimento global sofre retaliações, têm seus projetos reprovados e seus artigos não são aceitos para publicação. E eles [governos] estão prejudicando a Nação, a sociedade, e não a minha pessoa." (Luiz Carlos Molion, clique e leia).

Eu adoro os pincéis da Ecotools. Gosto de usar coisas diferentes. Mas não quero que você se sinta mal por utilizar um pincel de marca mais simples como a Macrilan. A Macrilan usa cerdas naturais, então eles são sustentáveis. Só não recebem selos e certificações (e caros) para isso. Se quiser assistir um documentário de qualidade assista: Lixo Extraordinário do Vik Muniz. A arte é tudo de bom. Recomendo demais.

A reciclagem é o futuro. Sempre recicle.

Tchau,

Carla