sábado, 12 de novembro de 2016

Limpeza de pele (peles oleosas)

Olá,

Minha pele é oleosa. Se eu não cuidar, aparece muita acne. Depois que parei de tomar pílula anticoncepcional ficou mais oleosa. Caso você queira saber mais sobre a minha história com a pílula, clique e leia aqui

Então decidi ser mais zelosa comigo. Faço limpeza facial. Já fiz limpeza com esteticista, mas estava machucando muito o meu rosto. Decidi fazer sozinha e aprender para fazer na minha família. Na minha família, as pessoas não são vaidosas. Eles não ligam para essas coisas. Mas eu gosto.

Os passos da limpeza de pele (para pele oleosas):

1º Higienização e Esfoliação: Higienizar a pele com Sabonete e Esfoliante;
2º Emoliência: Aplicar uma camada de Emoliente sobre a testa, nariz e queixo. Em seguida aplicar máscara térmica ou vapor por 10 minutos. 
3º Extração: Realizar extração de comedões.
4º Suavização: Passar um algodão umedecido (água ou loção calmante) para limpar o rosto.
5º Máscara: Aplicar uma camada de máscara de argila verde. Aguardar uns 15 minutos e remover.
6º Tônico: Aplicar um tônico.
7º Hidratante: Usar um hidratante com protetor solar

Eu comprei alguns produtos no site da Valery Cosméticos.

Faixa para testa (100% algodão); máscara facial de gel (pvc, gel colorido); extrator de comedões (100% inox) e pincel para máscara (madeira, alumínio, cerdas de pele natural).
Eu gostei da loja. Chegou tudo corretamente. Não dá para aplicar maquiagem todos os dias com o rosto escurecido de cravos/comedões. Só fiquei insatisfeita com a máscara facial de gel, pois não aquecer tanto. Mas é boa para aplicar no rosto como relaxante (quente ou fria). 

Esses foram os meus passos da limpeza (estou aprimorando, caso modifique algum produto, eu atualizo):

1º Higienização e Esfoliação: Uso sabonete facial normal (leia sobre sabonete facial da Ikove e o Mousse de Limpeza da Elke Skin).  Não esfoliei. Você pode usar um esfoliante normalmente ou algum artesanal. Eu tive um da Multivegetal com Pedra Pomes e não gostei. Estou experimentando outros produtos.  (Agora estou usando um esfoliante da Elke Skin, clique e leia mais).

Artesanal: borra de café ou fubá ou açúcar branco e óleo de coco. Nunca usei. Caso você esteja fazendo algum tratamento térmico com Vitanol A, ácido glicólico ou retinóico, recomendo evitar a esfoliação. Sua pele vai ficar muito sensível.

2º Emoliência: Usei um da Vitaderm: 

Loção emoliente de alface - 200 mL - Vitaderm

É produto para uso profissional, mas tem venda livre. Para profissionais tem um desconto.


Ingredientes: aqua; propylene glycol; triethalonamine; CI19140; CI42090; parfum (hydroxyisohexyl 3-cyclohexene, carboxaldehyde, benzyl benzoate, hexyl cinnamaldehyde); Lactuca saliva leaf extract; Melissa officinalis leaf extract; methylparaben; ethylparaben; propylparaben; phenoxyethanol.

Está escrito na embalagem:

"Devido as propriedades de emoliência e umectação do alface, esta loção atua sobre a pele, facilitando as extrações dos comedões. Agora mais concentrada, com o dobro de trietalonamina. Produto hipoalergênico. Dermatologicamente testando."

Eu gostei do produto. Tem um cheiro agradável e cor verde. Ajuda a tirar os cravos/comedões e tem a função calmante (extratos medicinais de alface e melissa). 

3º ExtraçãoEu tiro com a ajuda do emoliente e algodão (uso as mãos limpas). Mas uso o extrator em comedões mais difícies.



4º Suavização: Usei a própria loção emoliente.

5º Máscara: Fiz uma mistura de máscara de argila da Bioart com um resto de argila dourada que tinha. Mas para a pele oleosa recomenda-se a argila verde. Mas a dourada ajudou. Também uso no colo, pois agora tenho acne nessa região.


6º Tônico: Apliquei o tônico que tenho da Arte dos Aromas. Delícia de cheiro bom. Clique e leia mais sobre o tônico.

7º Hidratante: Usei o meu hidratante normalmente. Tenho usado um da Arte dos Aromas. Clique e leia mais. Por causa do trabalho, eu tomo pouco banho de Sol. Então, eu uso suplemento de vitamina D e evito o protetor solar. 

Tchau,

Carla