sábado, 22 de outubro de 2016

Menstruação, fases da Lua e cólica

Olá,

Ainda sabemos muito pouco sobre o nosso corpo e como funciona o nosso universo. 

Lembrei de uma aula do curso de fisiologia vegetal em que os alunos tiveram que pesquisar sobre os mitos e verdades a respeito do desenvolvimento de plantas e as fases da lua. Eu não participava do curso na época, mas essa aula ficou famosa.


Decidi acompanhar a minha menstruação com as fases da Lua. Ainda é pouca coisa, pois faz pouco tempo que parei de tomar pílula e cortei o açúcar da alimentação. Ainda estou só na observação.

Eu errei na hora de por as fases da Lua, vou corrigir e colocar novamente. Tem vários sites falando sobre as fases da Lua, mas esse do Instituto de Meteorologia parece mais confiável (clique aqui). Inclui hora também, o que complicou para montar a tabela. Vou ver como consigo me organizar. Depois atualizo.

Consegui esse calendário lunar do site Galeria do Meteorito. Marquei de julho até outubro, mas na SuperLua (Lua Cheia) de novembro eu menstruei também. De acordo com o blog "O despertar do feminino", eu estou obedecendo ao ciclo da Lua Vermelha. 

Vou tentar sempre atualizar as minha menstruações.

Fevereiro 2017
: eu não menstruei.

Li mais a respeito das fases da lua e a menstruação e entendi que cada mulher tem sua fase para menstruar, não uma fase da lua certa para isso. Não existe lua certa para menstruar. Você deve acompanhar o seu ciclo para saber qual é a sua lua.

O site Danza Medicina tem cursos voltados para o público feminino  e autoconhecimento. Elas liberam para download uma mandala lunar para acompanhar a menstruação.

O Mandala Lunar é uma espécie de diário/agenda do ciclo feminino durante um ano. É todo artesanal e bonito.

Abril 2017: Tive uma cólica muito intensa. Estava com muita insônia, desde fevereiro. Descobri que alguns alimentos que uso têm alto índice glicêmico, atrapalham o meu sono. Um deles é  o caqui (amo).

Setembro 2017: Morri de cólica de novo. Tenso.





Minha cólica diminui bastante. Mas estou usando um sabonete para o período menstrual.

Sabonete Natural Gerânio, Lavanda e Laranja - 100 g - La Pachamama

Alívio dos sintomas da TPM e da menopausa e calmante.

Ingredientes: calêndula, óleos vegetais, óleos essenciais (laranja, lavanda e gerânio), fixador e conservantes naturais.



Está escrito na embalagem:

"Os sabonetes em barra La Pachamama são 100% naturais e têm em sua composição óleos vegetais e essenciais. São produzidos artesanalmente pelo processo de saponificação a frio, por isso produzem espuma abundante e limpam profundamente a pele mantendo-a macia e hidratada.

O gerânio (Pelargonium graveolens) é o óleo essencial da mulher, um fito hormônio natural que ajuda no equilíbrio hormonal e no alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e da menopausa, trazendo estabilidade emocional e aliviando as ondas de calor e os estados depressivos típicos desse fase da vida. Quando combinado com a lavanda (Lavanda officinallis) e a laranja (Citrus aurantium var. dulcis), reduz o estresse, acalma a mente e ajuda nos processos de depressão."

Opinião: O sabonete ajuda bastante por causa dos aromas de lavanda e gerânio. Eu gostei muito. Recomendo. Não ressecou a minha pele, mas eu uso bastante hidratante, principalmente após o banho. O sabonete ajuda muito a acalmar.

Eu permaneço muito tempo fora de casa. O trabalho, trânsito e afazeres domésticos me estressam muito. Trabalho + trânsito + afazeres domésticos + cólica = cansada demais. Na lista ainda não têm filhos e marido, no dia que tiver eu mudo para "morri". Para ajudar a controlar as dores menstruais aprendi a usar o óleo essencial de rosas. É caro, mas tem o Absoluto 10% que tem o mesmo efeito.

Três frascos? Um dia eu cismei que era Cleópatra... ajuda demais contra os sintomas da menstruação.
Eu também estou gostando de um óleo perfumado da Bioart. Eles tem três opções de óleo perfumado: Alegria, Tranquilidade e Alma Feliz. Eu optei pelo Tranquilidade, pois contém óleo essencial de lavanda, e isso é bom contra a cólica.

Óleo Naturalmente Perfumado - 10 mL - Bioart

Ingredientes: Helianthus annuus (sunflower seed oil), Lavandula angustifolia oil, tocopherol/Helianthus annuus (sunflower seed oil).



Está escrito na embalagem:

Ingredientes orgânicos;
Fábrica sustentável;
Não testado em animais;
Vegan Love;
Não contém corante sintético;
Não contém glúten;
Não contém fragrância sintética.

Opinião: Eu fico um pouco enjoada no período menstrual. Então, no início parecia que eu usava algum produto para limpeza de casa. Depois fui sentindo mais o perfume e estou gostando muito. Tem me deixado mais calma. A Bioart é muito caprichosa. Recomendo.

Estou conseguindo controlar a minha cólica. Desejo isso para todas!

Com carinho,

Carla