sábado, 22 de outubro de 2016

Menstruação, fases da Lua e cólica

Olá,

Ainda sabemos muito pouco sobre o nosso corpo e como funciona o nosso universo. 

Lembrei de uma aula do curso de fisiologia vegetal - na UFV (Viçosa/MG) - em que os alunos tiveram que pesquisar sobre os mitos e verdades a respeito do desenvolvimento de plantas e as fases da lua. Eu não participava do curso na época, mas essa aula ficou famosa.


Decidi acompanhar a minha menstruação com as fases da Lua. Ainda é pouca coisa, pois faz pouco tempo que parei de tomar pílula e cortei o açúcar da alimentação. Ainda estou só na observação.

Eu errei na hora de por as fases da Lua, vou corrigir e colocar novamente. Tem vários sites falando sobre as fases da Lua, mas esse do Instituto de Meteorologia parece mais confiável (clique aqui). Inclui hora também, o que complicou para montar a tabela. Vou ver como consigo me organizar. Depois atualizo.

Consegui esse calendário lunar do site Galeria do Meteorito. Marquei de julho até outubro, mas na SuperLua (Lua Cheia) de novembro eu menstruei também. De acordo com o blog "O despertar do feminino", eu estou obedecendo ao ciclo da Lua Vermelha. 

Vou tentar sempre atualizar as minha menstruações.

Fevereiro 2017
: eu não menstruei.

Li mais a respeito das fases da lua e a menstruação e entendi que cada mulher tem sua fase para menstruar, não uma fase da lua certa para isso. Não existe Lua certa para menstruar. Você deve acompanhar o seu ciclo para saber qual é a sua Lua.

O site Danza Medicina tem cursos voltados para o público feminino  e autoconhecimento. Elas liberam para download uma mandala lunar para acompanhar a menstruação.

O Mandala Lunar é uma espécie de diário/agenda do ciclo feminino durante um ano. É todo artesanal e bonito.

Abril 2017: Tive uma cólica muito intensa. Estava com muita insônia, desde fevereiro. Descobri que alguns alimentos que uso têm alto índice glicêmico, atrapalham o meu sono. Um deles é  o caqui (amo).

Setembro 2017: Morri de cólica de novo. Tenso.




Dezembro/2017: não tive tanta cólica, mas meu corpo ainda incha e tenho dores de cabeça. Acabo ficando mais sensível. 

A site Galeria do Meteorito já liberou o Calendário Lunar 2018, link AQUI.


Fevereiro/2018: Não senti cólica, mas fiquei muito ansiosa e com dor de cabeça. Talvez o ENEM tenha me afetado muito. Argh!

Março/2018: Muita ansiedade, dores de cabeça e falta de paciência. O ENEM me afetou. Fico triste e revoltada toda segunda quando tenho de olhar a lista de espera. Isso será até setembro. Parece tortura. Mas já voltei a estudar.

Abril/2018: Desde Setembro de 2017, eu uso o medicamento Cloridrato de Paroxetina para controlar a ansiedade. A ansiedade diminuiu, meu coração não vai sair mais pela minha boca, mas estou incomodada com o mexer da perna (isso não acontecia antes, é efeito do medicamento). Por falta de tempo, tive que para de ir a academia, mas pratico yoga em casa. Estou tomando vitamina D, pois o clima esfriou e eu quase não estou vendo o Sol. A data de marcação da menstruação vai desde o início (quando o corrimento vaginal fica escuro) até o término. Continuo estudando. Não tive cólica, mas senti dores de cabeça. 😖

Maio/2018: Eu tomei a vacina contra gripe (Dia D -12/05/2018), distribuída pela Prefeitura de Belo Horizonte e tive forte reação. Estou me recuperando.

Junho/2018: 2ª SISU: tristeza veio com tudo. Senti cólica dias 15 e 16. Dores de cabeça também. Dia 21 foi solstício de inverno. Mas ainda não tive tempo de concluir nada. Fiquei barriguda porque estou comendo demais (biscoitos diet com glúten) e não estou indo a academia. Reduzi o consumo de glúten.

Julho/2018: No período menstrual, tive pouca cólica. Achei que fiquei barriguda até demais. Aquilo não era só gases e falta de academia. Nunca fiquei assim. Fui ao gastroenterologista, fiz os exames pedidos e até o momento não foi diagnosticado nada. E também não é bebê! 👼Mas fui procurar informações na internet sobre distensão abdominal e me deparei com o autismo de novo. Todo sintoma que tenho acho essa palavra: autismo. Que chatice! No dia do eclipse, senti cólica, mas não estava menstruada. 

Agosto/2018: Conversei com a psiquiatra sobre a distensão abdominal e ela pediu que eu reduzisse o consumo de leite, glúten e cafeína. Estou reduzindo aos poucos - cortar alimentos dá um impacto até emocional - , comecei pelo glúten. Quase não senti cólica neste mês. Estou participando de uma pesquisa sobre pessoas adultas com laudo definitivo ou inconclusivo da Síndrome de Asperger (forma leve do Espectro Autista) com psicológas pesquisadoras - graduanda e mestranda - da UFMG. Quando tiver um retorno maior da pesquisa, eu informo aqui.

Setembro/2018: Ainda estou barriguda, mas diminui a quantidade de leite e glúten da alimentação. Estou muito desanimada de fazer o ENEM depois do incêndio do Museu. As universidades públicas estão lotadas de pessoas geniais e eu só sou uma "portadora de necessidade especiais de aprendizagem". Nem lembro se tive cólica. Depois do incêndio eu fiquei sem memória. Fiz os testes do grupo da UFMG (triagem) e o relatório final foi inconclusivo. Igual será o relatório da Polícia Federal sobre o incêndio em museus: inconclusivo. 😔

Outubro/2018: Vou continuar barriguda enquanto eu não voltar para a academia. Estava usando medicação manipulada para controlar a ansiedade, mas não estava surtindo o efeito desejado. Então, tive que voltar a usar o cloridrato paroxetina da Medley (empresa farmacêutica mais confiável). Como doei sangue esse mês, achei que ia menstruar pouco, mas foi a cachoeira de sempre (não lembro de cólica... ainda sem memória). Conversando com a psiquiatra, estou percebendo que eu não sou muito boa em expressões faciais. Ah! O mundo é cheio de intrigas! Por causa das intrigas das eleições, na primeira votação eu fiquei tão preocupada que rangir tantos os dentes (bruxismo) que a minha gengiva inchou. Ai! 

Novembro/2018: Eu fiquei tão biruta por causa do ENEM, que simplesmente apaguei da memória essa menstruação. Eu só consigo lembrar que tive uma forte dor de cabeça durante o segundo dia de prova (exatas). Não surtei de ansiedade durante ou após a prova, isso é bom. Por causa dos resultados do testes da UFMG, a psicóloga confirmou que sou dupla excepcionalidade: Altas Habilidades e Síndrome de Asperger (autismo leve). A cada dia que passo, eu tenho a impressão que o mundo está ficando mais barulhento. 

Dezembro/2018: Eu tive cólica dia 4, mas as minhas cólicas são mais suaves que quando mais nova. Aproveitei esse período pós-ENEM, para estudar um pouco educação e psicologia. Por enquanto, só estou lendo sobre a vida e método Montessori. Gostaria de ler os livros publicados por ela, mas só consegui o "A Criança" da biblioteca do meu trabalho. Comecei a diminuir a dosagem da medicação (cloridrato de paroxetina), mas ainda tenho o mexer das pernas muito intenso. 


Janeiro/2019: Eu estou bem, mas meus seios ficaram doloridos e inchados desde dezembro e só melhorou quando menstruei. Quase um mês dolorida. Estou pensando o que farei, pois essa mesma postagem sobre menstruação está ficando muito grande. Conversei com o responsável pelo site Galeria do Meteorito - Richard - e ele ficou feliz com essa iniciativa feminina e disponibilizou um calendário  lunar para impressão também. A loja virtual Morada das Florestas está com um livro/diário/calendário chamado Mandala Lunar que parece ser muito bom para acompanhar a menstruação e dominar mais a nossa felinidade, ops, feminilidade. 😁
Meu cabelo estava caindo muito, então apelei geral: parei de pintar com henna (muito hidratante e oleoso para meu couro cabeludo), comecei a usar polivitamínicos - por causa da idade, talvez precise de uma ajuda extra para manter a saúde - e usar xampu com carvão ativado. Melhorou um pouco. Depois faço uma postagem sobre isso. Tchau.

Fevereiro/2019: Ai, o calor está demais! A psiquiatra confirmou o diagnóstico da psicóloga: síndrome de Asperger (TEA/Transtorno do Espectro Autista). Ao mesmo tempo que fiquei chateada, fiquei aliviada. Chateada por ter demorado para me autoconhecer - 21 anos para me perceber Asperger - e aliviada por não ser uma doença como o câncer -  porque, às vezes, eu tenho fortes dores de cabeça. Tanto a psicóloga quanto a médica alegaram que cada um tem seu tempo. Sabe? O tempo é relativo. Todos os dias eu agradeço a Deus, mesmo lentamente, estou tendo essa oportunidade. Quantas pessoas não têm isso? 

Março/2019: Estava ficando muito sonolenta, por causa do cloridrato de paroxetina (atualmente uso 40 mg por dia). Conversei com a psiquiatra e mudei o horário do medicamento. Antes usava durante a manhã, agora eu tomo (engolir com água) durante o almoço. Ainda estou sonolenta, mas não tanto quanto antes. Estou usando bicarbonato de sódio e leite de magnésia para diminuir a oleosidade da pele do rosto. 

Abril/2019: Como ainda estou muito ansiosa, a psiquiatra achou melhor voltar a dosagem máxima por mais um tempo. Aí, eu fiquei triste. Não consegui nem esconder, porque a minha expressão ficou tão séria que até os meus alunos começaram a reclamar. O meu sono não está tão regular desde o aumento da dosagem. Tive muita cólica, mal estar e minha garganta está me incomodando. Argh!

Maio/2019: Por causa dos problemas no meu condomínio, fiquei ultra ansiosa, chateada, abalada e inchada. Má administração foi um dos motivos da retirada do síndico morador e agora temos um profissional. Mas isso me deixou muito estressada. Muito sensível, inchada e com cólica. Sempre que posso tento acompanhar alguns eventos astronômicos divulgados na Galeria do Meteorito, mas sabe como é! Os eventos acontecem de madrugada e eu preciso acorda cedo para trabalhar. Tanto estresse me adoeceu e fiquei 4 dias afastada do trabalho com tosse, catarro, dores horrorosas de cabeça, dores no corpo e garganta. Sempre tento curar meu mal estar com tratamentos naturais (homeopático e fitoterápico), mas desta vez nada disso foi suficiente e tive de usar antibiótico. Melhorei. 

Junho/2019: Estou ansiosa para as férias chegarem, muito esgotada. Por recomendação médica, estou evitando as redes sociais - parece que o povo perde a noção e começam a agredir uns aos outros. Procurando mais nas leis sobre a quantidade de alunos por sala, teve uma que alterou a LDB colocando um limite máximo de alunos por turma, mas não há menção sobre o mínimo. Será que a escola poderia estabelecer um mínimo de alunos por sala para melhor condições de trabalho? Fui questionar e novamente fiquei sem respostas. A cada dia que passa fico mais decepcionada com o trabalho, sinto como se tivessem usando a Educação para manipulação política.   

Julho/2019: Estava muito ansiosa por causa do processo seletivo para entrada na universidade pública. Infelizmente, não fui aprovada e fiquei muito chateada por isso. Chorei demais. Agora estou presa - voluntariamente - nas aulas de artesanato do Youtube e Instagram - ajudam a melhorar o meu humor. Vou dar um tempo nos estudos acadêmicos - preciso melhorar a minha saúde-, e talvez ter aulas de zumba e desenho artístico. Quando estou muito triste, ocupar a mente com artesanato e dançar me ajuda. 
🎵Esses dias ao som de Madonna e dançante igual Cristina do Grey's Anatomy (assisti alguns capítulos de tanto que a psicóloga insistiu - mistura de cirurgias com novela mexicana): 🎵


Agosto/2019: Estou sentindo muita raiva pelo o que me aconteceu no SISU/2019 pela UFMG. Muita mesmo. Por causa disso, fiquei, aproximadamente, todos dias da menstruação com cólicas e dores de cabeça. No dia 7, estava tão desanimada, fiz um esforço enorme para ir trabalhar - gostaria de ficar só dentro de mim até essa sensação ruim passar -. Nem Madonna com "Let's dance! ou Do you wanna dance?" está animando... adoro quando ela fala isso! Esse mês teria de ir a psiquiatra, mas estou com vergonha porque - com tantas adversidades - ainda não consegui melhorar meus sintomas. No fim das contas, acho que estou com o coração completamente partido. 

Setembro/2019:  Eu estava muito magoada com o que aconteceu comigo na UFMG – como as notas de cortes estavam muito elevadas para o curso que eu desejo, optei por uma vaga de cota para negros (pretos e pardos) e indígenas, mas não fui considerada negra e não pude fazer minha matrícula. Orei muito, pedi ajuda a uma amiga que me indicou uma advogada.
            Então, a advogada pediu que eu fizesse um relatório de tudo que havia acontecido comigo... sabe como eu sou.... fiz o relatório e inclui sugestões para melhorias no SISU... 400 páginas...  Na opinião dela eu sofri discriminação, mas ela me alertou que a decisão final caberá ao juiz. Que medo!
            Aos poucos, eu estou me acalmando... a decisão da UFMG me afetou muito. Senti muita raiva, mas não estava conseguindo nem pensar direito. Fui meditando e, hoje, acredito que o que me ocorreu foi um ato de amor que, infelizmente, adoeceu.
             Babado dos NTs: Eles entram em cursos como Medicina, Direito, Engenharia e Odontologia para serem chamados de "doutores".  Então, ao lidar com um, chame de “Doutor/Doutora”, porque eles se esforçaram muito pelo “título”.  Nossa, isso é muito importante! Eles realmente são muito exóticos.

Outubro/2019: Sou muito ansiosa e todas as preocupações que tenho repercutem no mal estar que sinto durante o período menstrual. Estava acompanhando no site do Tribunal da Justiça o andamento do meu processo, mas fiquei tão incomodada com as coisas escritas e com os momentos que o site "saia do ar" que tive uma super dor nas costas... quase que travou... fiquei muito irritada, com enjoo, dores de cabeça e cansaço. Achei melhor não acompanhar nada mais. Deixa a vida rolar... "like a roling stone"... Estou em um nível muito alto de estresse e meu trabalho, por causa da terceirização dos funcionários de limpeza, cozinha e manutenção, ainda não está com o quadro completo, logo a escola está imunda e bagunçada. O ambiente está nojento! 😱 Isso me afeta também.

Outubro/2019: Eu não tive uma TPM tão forte, pois estou evitando estresse. A semana da Criança/Professor me ajudou a recuperar um pouco das energias.
Inclusive conversei muito com os meus familiares sobre política e estamos boquiabertos com os "colegas" de partido do nosso atual presidente. O que é aquilo? Antes da eleição era amor, agora só tiro, porrada e bomba. Alguns políticos se elegem usando a fama e nome de outros na maior cara de pau. 😱💀💣
Como estava com matrícula para UFMG e deu o problema de indeferimento, não me preveni antecipadamente para o ENEM 2019.  Mas estou aproveitando para ler mais. Desejo aos ENEMZEIROS de plantão uma boa prova.

Novembro/2019: Esse mês foi diferente, pois a minha menstruação ficou com aspecto de "borra de café" do dia 17 até 22 de novembro (destacado com a cor amarela) e a menstruação chegou com aspecto "sangue" no dia 23 até dia 28/11/2019. Não tive TPM, mas tive tanta cólica e cansaço no dia 23. Participei da greve dos professores, pois alguns direitos estão sendo cortados. Eu entendo que o Brasil está em forte recessão, mas porque esses "cortes" tem que afetar com tanta exclusividade as classes mais pobres? Desde a adolescência eu sinto fortes dores no pescoço que refletem até os ombros. Fui a vários médicos ortopedistas, sem sucesso. Até ir a um anestesista (clínico da dor) que descobrir meu distúrbio da ATM. É grau leve, mas incomoda. Mas pelo tempo que eu relatei e por ter contado sobre a dosagem do cloridrato de paroxetina (60 mg/dia), ele ficou me perguntando sobre a origem dessa forte ansiedade... fiquei pensando que se eu tiver um laudo, eu não consigo dois empregos e não consigo pagar os boletos.... falei que sofria de ansiedade por causa de um acidente, mas que estava melhorando. Ele ficou perguntando se era pânico. É, síndrome do pânico.

Dezembro/2019: Novamente, tive uns dias de corrimento aspecto "borra de café" - marcado com amarelo claro no calendário 2019 - antes do sangue propriamente dito. Desde novembro estou sentindo muitas dores no pescoço que irradia para os ombros, comecei a fazer bloqueio anestésico com anestesista e ele, novamente, ficou me questionando sobre a origem da dor e o motivo de eu estar tão "tensa"... as agulhadas doeram. Mas diminuíram um pouco a dor. Ele me receitou o MIOSAN, estou tomando, mas acho que estou usando muita medicação. Mesmo não podendo, comprei o OMRON Estimulador Neuromuscular Premium, mas usei a pouco tempo e ainda não tenho uma opinião... eu preciso de férias, estou esgotada.
A cada dia aprendo mais nessa internet e estou usando mais Aplicativos para celular. Quando estiver melhor e com mais tempo, vou tentar passar as informações de datas menstruais para um App Astronômicos para ver quais similaridades posso encontrar além de "fases da Lua".
Ainda estou me aceitando como uma pessoa na TEA (Transtorno do Espectro Autista), são muitos sintomas e é difícil lidar com isso. Domingo passado tive uma crise tão forte de enxaqueca, e acredito que o motivo tenha sido exaustão.
Minha psicóloga pediu que eu assistisse Grey's Anatomy, mas eu prefiro Jessica Jones, Alienist ou  Atypical... me sinto melhor assistindo a séries sobre pessoas defeituosas do que com normais, o lado bom é que séries assim não possuem muitas temporadas. 😝
Desejo um Feliz Natal e que o amor que Cristo tanto compartilhou esteja presente no seu dia a dia. 💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗💗
--------------------------------------------------
2020

Oi. 
Ainda estou em tratamento por causa do forte estresse e durante esse tempo, quase não estou mexendo no computador (computador = trabalho = estresse 😫). 
Mas ainda continuo fazendo anotações sobre a menstruação e fases da Lua. Só não sentei para editar o calendário 2020 da Galeria do Meteorito (já está liberado). 
O canal no Youtube do Galeria do Meteorito é legal, mas não consigo acompanhar as notícias por causa do horário (madrugada). Mas, se puder, aproveite as estrelas. 
Uma colega de trabalho indicou uma academia (eu só vou nessas coisas por indicação), vou tentar me matricular assim que retornar ao trabalho (recesso por causa do excesso de chuva).

Clique e veja o Calendário 2020 da Galeria do Meteorito! Feliz 2020!



Janeiro/2020: Só consigo me lembrar da chuva, lama, Carlos Ghosn e da polêmica sobre o ENEM 2019 e SISU 2020. Depois fugi para São Paulo.

Fevereiro/2020: Senti muito mal estar. Talvez por causa do retorno ao trabalho. Pela primeira vez, fiz mamografia e não gostei desse exame... ai... me senti esmagada. 

Março/2020: Desde o início de fevereiro parei de fazer os bloqueios anestésicos e  uso de medicamentos contra as dores nas costas (pescoço e ombros). Com o tratamento do pânico, consigo ficar na academia sem problemas. Aliás, estou gostando da academia que escolhi. Aos poucos, estou recuperando a saúde. Contra a cólica menstrual é outras história. Geralmente, óleos essencial de gerânio e rosa é eficaz com as cólicas, mas nesse mês não foram.  Consegui assistir toda as temporadas de Lucifer, Jessica Jones e Atypical, mas pareço que faço um gigantesco esforço para assistir Grey's Anatomy (estou na 4 temporada desde o ano passado). 😖 

Abril/2020: Por causa da quarentena, estou escondida em casa desde dia 15 de março. Saio um pouco para compras em sacolão e supermercado - sempre escutando: "Gente, gente, Fique em casa! Lave tudo antes de guardar! Tem que lavar banana, ouviu?", mas estou com saudades da família. Não é a mesma coisa que férias. Diminuir a quantia de vezes para ver noticiário para evitar mais preocupações. Mas ainda acompanho notícias sobre o meu processo e esse afetou a minha cólica. Senti dores fortes durante três dias, mas eram resolvidas com aromatizador (com óleo essencial de gerânio e rosas) e paracetamol. 

Maio/2020: A minha menstruação desceu - mulheres sabem o que é o real "descer" - dia 30 de Abril. Veio com cólica e tudo que tem direito, mas resolvi com óleo de rosas e gerânio no aromatizador. A minha medicação para a ansiedade está mudando, aos poucos, de paroxetina para duloxetina, por causa das dores físicas. Quanto a quarentena, tem sido uma experiência bem nova, mas estou indo bem, cheia de projetos e metas pessoais para cumprir. A saudade da família que tem me incomodado, mas aguento. 

Maio, Junho/2020: Desde a segunda quinzena do mês de maio estou me sentindo triste. É a pandemia, as mentiras que vejo na TV e internet, o processo contra a UFMG, os preconceitos... tudo isso me abateu. No início pensei ser uma TPM, mas 'ela' desceu dia 27 e acabou dia 01 de junho, e a tristeza ainda continua. Mas mantenho fé que dias melhores virão! 

Junho/2020: Eu fiquei com vergonha de contar, porque fiquei triste mês passado. Juntou essa realidade que estamos vivendo mais o clima sombrio do Gotham (estava assistindo a série na Netflix) e, de repente, deu uma tristeza sem fim, simplesmente não conseguia parar de chorar. 😭 Parei de assistir filmes e seriados para acompanhar Vai que cola? e programas de culinária até melhorar. Isso faz um mês, mas até hoje não consegui voltar a assistir Gotham.  Na terra de Bruce Wayne (Batman), a pobreza, corrupção e maus tratos enlouquecem as as pessoas, e ao serem presas e internadas para tratamento, elas se tornam vilãs. 😭 As cólicas foram resolvidas com óleo essencial de rosas e pau rosa. 

Julho/2020: Estou bem e desejo o bem para você também. Amém! 💗💗💗

Agosto/2020: Estou bem e cansada. Ela demorou para descer! Mas quando ela desceu, eu nem consegui saí da cama. Minha casa está em obras e tem muita poeira, isso me fez ter crise de sinusite - tratamento: lavagem nasal com solução fisiológica e extrato de buchinha e hortelã; Sinus Oil da Laszlo; paracetamol (quando a dor está muito intensa). Como está tudo empoeirado, bagunçado e barulhento, perdi a noção do que está me afetando. Estou tendo muitas formações online (a vida do professor nunca para). Ah sim. Estou crochetando, fazendo uma bolsa de crochet. 

Setembro/2020: Demorei a me adaptar a essa vida online da pandemia, pois tenho vários palestras/'lives'/cursos/workshops/formações pela web. Agora estou até gostando, ontem estava aprendendo sobre neurociência. Ainda com sintomas de sinusite, mas melhor que mês passado. Minha bolsa de crochet está quase pronta. 

Outubro/2020: Por causa de problemas pessoais e familiares, estou desanimada. Mas é algo que vai passar. Na menstruação ocorreu tudo bem, não tive crise forte. Estou bem. Terminei a bolsa de crochet e agora estou tentando fazer um vestido. A pandemia tem afetado o artesanato, pois fui em uma loja e tinha pouquíssima variedade de marcas, tamanhos e cores dos fios para crochê e tricô para comprar. Até as lojas online estão desfalcadas.

A minha mãe me deu essa linha em cor 'cheguei' (linha Tropfil Verão da marca Pingouin) do curso de bordado que ela desistiu, porque é tudo microscópico demais. E só consegui esse anil profundo (linha Anne da marca Círculo) para combinar. Fiz um forro interno... mas no quesito costura, eu sou uma tristeza... ficou tudo torto.

Novembro/2020: Estou com muitos problemas familiares. Na verdade, eu não tenho problema nenhum... o problema dos outros é que me afeta. E fico bem transtornada, mas sou tratada e cobrada como uma neurotípica (TNT) o tempo todo. As aulas online vão começar e nem sei o que pensar, porque a maioria dos alunos não tem acesso a internet direito e a segunda onda de COVID-19 está fechando a Europa novamente. Acho que o desânimo me afetou. Tive insônia, mal estar, nervosismo, ansiedade.... e menstruei. ECA!   
-------------------------------------------------------------------------

Minha cólica diminui bastante. Mas estou usando um sabonete para o período menstrual.

Sabonete Natural Gerânio, Lavanda e Laranja - 100 g - La Pachamama

Alívio dos sintomas da TPM e da menopausa e calmante.

Ingredientes: calêndula, óleos vegetais, óleos essenciais (laranja, lavanda e gerânio), fixador e conservantes naturais.



Está escrito na embalagem:

"Os sabonetes em barra La Pachamama são 100% naturais e têm em sua composição óleos vegetais e essenciais. São produzidos artesanalmente pelo processo de saponificação a frio, por isso produzem espuma abundante e limpam profundamente a pele mantendo-a macia e hidratada.

O gerânio (Pelargonium graveolens) é o óleo essencial da mulher, um fito hormônio natural que ajuda no equilíbrio hormonal e no alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e da menopausa, trazendo estabilidade emocional e aliviando as ondas de calor e os estados depressivos típicos desse fase da vida. Quando combinado com a lavanda (Lavanda officinallis) e a laranja (Citrus aurantium var. dulcis), reduz o estresse, acalma a mente e ajuda nos processos de depressão."

Opinião: O sabonete ajuda bastante por causa dos aromas de lavanda e gerânio. Eu gostei muito. Recomendo. Não ressecou a minha pele, mas eu uso bastante hidratante, principalmente após o banho. O sabonete ajuda muito a acalmar.

Eu permaneço muito tempo fora de casa. O trabalho, trânsito e afazeres domésticos me estressam muito. Trabalho + trânsito + afazeres domésticos + cólica = cansada demais. Na lista ainda não têm filhos e marido, no dia que tiver eu mudo para "morri". Para ajudar a controlar as dores menstruais aprendi a usar o óleo essencial de rosas. É caro, mas tem o Absoluto 10% que tem o mesmo efeito.

Três frascos? Um dia eu cismei que era Cleópatra... ajuda demais contra os sintomas da menstruação.
Eu também estou gostando de um óleo perfumado da Bioart. Eles tem três opções de óleo perfumado: Alegria, Tranquilidade e Alma Feliz. Eu optei pelo Tranquilidade, pois contém óleo essencial de lavanda, e isso é bom contra a cólica.

Óleo Naturalmente Perfumado - 10 mL - Bioart

Ingredientes: Helianthus annuus (sunflower seed oil), Lavandula angustifolia oil, tocopherol/Helianthus annuus (sunflower seed oil).



Está escrito na embalagem:

Ingredientes orgânicos;
Fábrica sustentável;
Não testado em animais;
Vegan Love;
Não contém corante sintético;
Não contém glúten;
Não contém fragrância sintética.

Opinião: Eu fico um pouco enjoada no período menstrual. Então, no início parecia que eu usava algum produto para limpeza de casa. Depois fui sentindo mais o perfume e estou gostando muito. Tem me deixado mais calma. A Bioart é muito caprichosa. Recomendo.

Estou conseguindo controlar a minha cólica. Desejo isso para todas!

Com carinho,

Carla