sexta-feira, 29 de julho de 2016

Ouro Preto & Mariana/Brasil

Olá,

Eu decidi ficar uns dias descansando e fui para Ouro Preto. Visite o site oficial de turismo: aqui.

Ouro Preto é uma cidade do interior de Minas Gerais e é muito famosa pela arquitetura colonial. É uma das cidades que pertencem a Estrada Real, percurso do ciclo da extração do ouro e pedras preciosas do Brasil. 

A cidade foi fundada em 1711 e hoje pertence ao Patrimônio Mundial da Unesco. Ainda é possível observar traços da cultura e língua indígena no local. Exemplo: Itacolomi.

Eu sugiro ir mais para ficar o fim de semana, pois vários passeios turísticos estão abertos nesse período.

1) Museus e Igrejas - Contam um pouco da história que aconteceu nesse período de colonização. Não abrem nas segundas feiras. Cada igreja tem um horário de missa. A Praça Tiradentes (antiga praça da Independência) é assim chamada em homenagem e construção do monumento ao mártir da Inconfidência Mineira. Alguns site:




Feira de pedra sabão.


Artesão trabalhando.
2) Pico do ItacolomiA palavra Itacolomi vem da língua tupi e significa “pedra menina”. Os índios viam o pico como o “filhote” da montanha ou “pedra mãe”. O pico pode ser visto em toda Ouro Preto (céu sem nuvens). Para chegar ao pico tem fazer uma caminhada de mais de 10 quilômetros. Leve boné, óculos escuros, filtro solar, tênis, água e lanche (frutas). A trilha é marcada, mas recomendo que vá com um guia. Tinham muitos casais na trilha do amor. Ui!


Muito comum as pedras rolarem em épocas chuvosas.


Alguns queimam a candeia para perfumar a casa.
Cachoeira em Ouro Preto
3) Trem Vale Ouro Preto-Mariana - Aberto de sexta a domingo (neste mês de julho/2016 também abriu às quintas), para o trajeto de trem de Ouro Preto até a cidade de Mariana. Dá para ver a vegetação, morros e cachoeira. Antes era uma Maria Fumaça, que foi substituída por locomotiva moderna e com visão panorâmica. No momento que passa nos túneis é engraçado ver as crianças fazerem uhhhh (escuro) e depois ahhhh (claro)!


4) Mina da Passagem - Uma das minas onde teve exploração de ouro. A descida para as galerias subterrâneas se faz com um trolley, que chega a 120m de profundidade, onde se vê um lago natural.  O vídeo mostra o trolley subindo:


Dica: Eu recomendo você acordar cedo, fazer o passeio da Mina da Passagem. Depois ir a Mariana e retornar para Ouro Preto de trem (o panorâmico). Mariana é  menor, dá para ver rápido.

Alimentação: eu recomendo uma vez na vida você comer o ora-pro-nóbis, goiabada, taioba e angu! Delícia! Tem mercearia com frutas, verduras e legumes (opção para veganos). 

Outras cidades históricas - Ouro Preto é próximo de outras cidades histórias, como: Congonhas, Tiradentes, São João Del Rey. Tem vários guias registrados no Ministério do Turismo que fazem passeios para lá. Eles ficam oferecendo do serviço deles na praça Tiradentes. 


São Bartolomeu e Lavras Novas também tem atividade turística voltada para belezas naturais, como cachoeiras.

Tchau,

Carla