sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Melado de Cana – Guimarães

Olá,


Para manter a nossa saúde, nós devemos ter uma alimentação com quantidades adequadas de sais mineiras e vitaminas.

Eu não sou vegetariana, pois ainda consumo leite, própolis, ovos e peixes. Mas eu gosto das comidas e temperos vegetarianos, por causa disso as pessoas me perguntam: E o mineral ferro? Como faz para obter?

O ferro (Fe) é um dos elementos químicos mais comuns na superfície da Terra. É facilmente oxidado pela água, formando um óxido.

O ferro é encontrado em praticamente todos os seres vivos e cumpre numerosas e variadas funções. 

Nós mineiros somos famosos pelos minérios de ferro: "Alguns anos vivi em Itabira. Principalmente nasci em Itabira. Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro." Poema de Carlos Drummond de Andrade.

Tanto o excesso como a deficiência de ferro podem causar problemas no organismo. O excesso de ferro é chamado de hemocromatose, enquanto que a sua deficiência é conhecida como anemia. A palavra anemia, apesar de estar popularmente associada à carência de ferro no organismo, não é utilizada unicamente para ela. Para a carência de ferro no organismo, cabe o nome específico de anemia ferropriva.




A ferritina é uma proteína de estocagem que seqüestra o ferro e pode transformar o ferro bivalente (Fe2+) em ferro trivalente ativo (Fe3+). Através do exame laboratorial da quantidade de ferritina pode-se descobrir a quantia de ferro que uma pessoa tem no sangue. Leia mais sobre tratamento de anemia.


O uso de panelas e recipientes de ferro fundido também contribui para aumentar a ingestão de ferro, leia mais. (O estudo fala sobre cautela em se fazer polimento em panelas, isto é, esfregar palhas de aço nelas na limpeza. Já aviso: Eu disse panelas de ferro fundido e eu NÃO disse cozinhar pregos e ferraduras usados no feijão!)
Não é recomendado misturar ferradura durante o preparo de alimentos. O uso da ferradura serve para espantar pessoas incovenientes.
A absorção do ferro é aumentada com a ingestão conjunta de alimentos levemente ácidos e também por alimentos ricos em ácido ascórbico (vitamina C). Estudos indicam que a absorção de ferro aumenta de 3,7 para 10,4% quando se adiciona a ingestão de 40 a 50 mg de vitamina C, por mantê-lo solúvel. Alguns açúcares como a frutose também colaboram para a absorção de ferro. Alimentos ricos em vitamina C: camu camu; acerola; goiaba; laranja; etc. A vitamina C é um antioxidante, veja mais.


Um alimento famoso pela presença de minerais é o melado e rapadura. Quando vou ao interior (roça), sempre ganho melado, mas desta vez tive que comprar.


Cana de açúcar é uma planta originária do sul e sudeste asiático. Fez parte da história do Brasil por causa dos engenhos de açúcar.


Eu adoro chupar cana

MELADO DE CANA – 500 g – GUIMARÃES


Ingredientes: caldo de cana de açúcar. NÃO CONTÉM GLÚTEN.










INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
Porção de 30 g (duas colheres de sopa)
% VD (*)
Valor Energético
5
Carboidratos
9
Cálcio
18
Ferro
50
Fósforo
5
Potássio
1
Sódio
1
  (*) Valores Diários recomendados para uma dieta de 2000 kcal.


Rapadurinha de Minas – 25 g – R M Ind e Com. De produtos alimentícios LTDA.


Ingredientes: caldo de cana de açúcar. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Rapadurinha de Minas, vende em farmácias como a Araújo.





INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
Porção de 25 g (uma unidade)
% VD (*)
Valor Energético
3
Carboidratos
8
Cálcio
4
Ferro
8
Fósforo
56
Potássio
5
Sódio
1

(*) Valores Diários recomendados para uma dieta de 2000 kcal.

Está escrito na embalagem:

“Energia 100% natural. Dissolva este tablete em um copo de água pela manhã e veja o resultado. Experimente!”

Geralmente eu uso na vitamina (mix de frutas). Eu bato no liquidificador sumo da laranja, banana, maçã, mamão e um pouco de melado. 

Espero ter ajudado,

Abraços,

Carla