segunda-feira, 16 de junho de 2014

Cupulate – Chocolate Cupuaçu – Amma

Olá,

Quando estudava na Universidade Federal de Viçosa, eu fiz algumas disciplinas em comum com alunos do curso dos cursos de Agronomia e Nutrição Humana.

Os estudantes do curso de Agronomia sempre falavam das pesquisas da Embrapa. Uma delas era o desenvolvimento de um chocolate fabricado com outras amêndoas.

Eu sempre quis provar o cupulate, o chocolate feito com cupuaçu, pois assisti em vários programas de TV os benefícios para saúde com este doce.

Eu já experimentei o creme de cupuaçu. Eu adoro tomar creme de cupuaçu misturado com creme de açaí. Meio a meio. Muito bom.

Um dia pesquisando na internet achei a loja virtual MERCADO DOS ORGÂNICOS que tinha barra de cupulate da empresa AMMA.

CUPULATE – CHOCOLATE CUPUAÇU – 80 g – AMMA

Ingredientes: amêndoas de cupuaçu; açúcar orgânico; muito amor. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
Porção de 20 g: 4 pedaços
% VD (*)
Carboidratos
2
Proteínas
3
Gorduras Totais
21
Fibra Alimentar
2
Vitamina C
12
Ferro
1
Sódio
0
(*) Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal.






Está escrito na embalagem:

Theobroma grandiflorum: jóia da floresta brasileira, lapidada pela AMMA. Buscamos na mata os frutos do cupuaçu mais aromático, e deles retiramos as amêndoas envoltas em sua polpa cremosa, doce e aciduladas. Fermentadas longamente e secas ao Sol, elas são transformadas no tablete Grandiflorum 80% que você está prestes a degustar. O resultado é o puro e marcante sabor dessa fruta fresca e única, em constante transformação. É a textura aveludada, que derrete na boca e brinca com os sentidos. Algo totalmente novo e surpreendente. O rico sabor das florestas brasileiras.”

Theobroma, um gênero de planta com flor, pertencente à família das Malváceas. Abriga cerca de 20 espécies de árvores baixas, nativas às floresta tropicais das Américas do Sul e Central. A árvore Theobroma grandiflorum mede entre 5 e 15 metros de altura. Suas folhas tem cerca de 30 cm de comprimento, cada uma com 9 ou 10 pares de veios, e elas mudam de coloração ao longo da vida: começam rosadas, esverdeiam, e então os frutos de cupuaçu começam a surgir. Alongados, marrons e cobertos por uma leve penugem, os frutos tem seu sabor característico derivado dos fitoquímicos que contém: taninos; theograndinas I e II, e outros flavonoides, incluindo catequinas, quercetina, kaempferol e isoscutelarina. Ele também contém o alcalóide teacrina, no lugar das xantinas (cafeína, teobromina e teofilina) encontradas no cacau.”
 
Opinião: Eu gostei, mas o gosto é forte. Parece chocolate amargo. É caro, mas vale a pena comprar pelo menos um para experimentar este cupulate.

CHOCOLATE ORGÂNICO 60% cacau – 80 g – AMMA

Ingredientes: cacau orgânico; açúcar orgânico; manteiga de cacau orgânico. 60% cacau orgânico. PODE CONTER TRAÇOS DE LEITE. NÃO CONTÉM GLÚTEN.


INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
Porção de 20 g: 4 pedaços
% VD (*)
Valor Calórico
6
Carboidratos
4
Proteínas
2
Gorduras Totais
14
Fibra Alimentar
14
Ferro
9
Sódio
0
 (*) Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal.





Está escrito na embalagem:

“Brasil, a floresta do AMMA Chocolate. Elaborado com amêndoas dos mais antigos cacaueiros, escondidos em delicados terroirs orgânicos da Mata Atlântica – a maior biodiversidade por m2 do planeta – AMMA Chocolate revela as mais complexas e ricas nuances deste santuário ecológico, patrimônio da humanidade. AMMA, a descoberta do paladar para o prazer dos sentidos. O puro sabor da floresta brasileira.”
“Impresso com tinta vegetal.”

“Muito cedo pela manhã, homens percorrem, sobre tapetes de folhas, caminhos marcados por árvores de frutos amarelo-avermelhados, nas sombras da grande e generosa MATA ATLÂNTICA. O barulho típico de estalos que poderiam ser o crepitar de madeira em brasa, são os passos humanos a colher o ouro da natureza. O fruto dos deuses: Theobroma cacao. São plantios preparados com a delicadeza orgânica dos caldos biológicos: misturas combinadas na ciência dos novos alquimistas, que ouvem os ecos da preservação da biodiversidade, para a manutenção da Vida. A Terra agradece, fornecendo frutos saudáveis e abundantes, que se transformam nas amêndoas que são a matéria-prima de nosso chocolate. Nossa missão é fazer o chocolate da mais alta qualidade do Brasil, um dos melhores do mundo, e levar a consciência do sabor e do saber da floresta para todos os habitantes deste planeta. Nas florestas brasileiras, com a mais alta biodiversidade por m2 do planeta, ocupando 600 milhões de hectares do território nacional, à sombra das fabulosas árvores, plantamos o cacau, fruto sagrado, presente dos deuses. Desse fruto, fazemos nosso chocolate, que libera o sentido de todos os sabores e nuances de nossas florestas vivas, memória do Tempo no DNA da vida. O segredo para criar o melhor produto é começar com os melhores ingredientes. Possuímos nossas próprias fazendas, plantamos as árvores e conversamos com elas, selecionamos o cacau que compõe nosso chocolate e garantimos: é o melhor e mais aromático do Brasil. Nosso cacau é alimentado com o mais rico biogeo composto de pó de rochas do sertão, contendo mais de 90% dos elementos da tabela periódica, misturado às águas do mar do sul da Bahia e enriquecido com os compostos de toda a diversidade da Mata Atlântica. Sustentabilidade e qualidade estão intrinsecamente ligadas. A qualidade dos ingredientes está diretamente ligada ao solo e à água pura que o irriga. Valorizamos a terra e respeitamos os homens que nela colaboram na preservação da vida. Em nossas fazendas, compartilhamos 50% do lucro da produção com nossas colaboradores.”

Opinião: Eu gostei muito desse chocolate. É amargo e doce. Recomendo. Tem os selos KOSHER PARVE, USDA ORGANIC, BR – BIO 143 BRAZIL AGRICULTURE e CERTIFICADO ORGÂNICO POR IMO.

Ainda estou morrendo por dentro, pois não vou ao jogo que queria da Copa do Mundo. Mas o chocolate tem ajudado meu coração a recuperar. "A taça do mundo é nossa, com brasileiro..."

Espero ter ajudado,

Abraços,

Carla