segunda-feira, 19 de maio de 2014

Rio Sixties – Make B – O Boticário

Olá,

A empresa O BOTICÁRIO é muito conhecida entre nós biólogos para causa dos projetos ambientais que eles desenvolvem. Eles financiam muitos projetos universitários para proteção da vida silvestre.
Durante um período, eles financiaram uma pesquisa sobre a extração de óleo essencial de uma planta por um método antigo, mas quase não usado nos dias de hoje: enfleurage. Neste método, as flores de uma determinada planta exalam seu perfume natural em uma gordura. Antigamente usava-se gordura animal, mas O BOTICÁRIO financiou uma pesquisa na UNICAMP para escolher uma gordura vegetal ideal para este processo.
O processo de enfleurage mostrada no filme O PERFUME. Adorei o filme e o livro. Caso queira conhecer mais sobre a perfumaria recomendo o livro da Sonia Corazza: Aromacologia, uma ciência de muitos cheiros.
Enfim, é uma empresa que muitos vegetarianos gostam. Mas não estou aqui para falar sobre o perfume LILY.
Uma colega de trabalho revende os produtos do BOTICÁRIO, e ela me deu uma amostra da coleção MAKE B chamada RIO SIXTIES e uma amostra do perfume LINDA BRASIL.
A amostra RIO SIXTIES vem com um perfume e um batom cremoso:
PERFUME RIO SIXTIES – MAKE B – BOTICÁRIO

Família olfativa: amadeirada ambarada. 

Ingredientes: alcohol; parfum; aqua; ethylhexyl methoxycinnamate; ethylhexyl salicylate; butyl methoxydibenzoylmethane; triclosan; alpha-isomethyl ionone; benzyl salicylate; butylphenyl methylpropional; citral; coumarin; eugenol; geraniol; limonene; linalool.
Está escrito na embalagem:
“As tendências que acompanham você, onde quer que você vá, agora em uma nova coleção e uma nova fragrância: a nova coleção MAKE B. RIO SIXTIES. Inspirada no glamour de Copacabana, no calor das areias de Ipanema e no romance da Lapa. Traz o clima e o charme carioca que faz você acontecer.”





Opinião: Mesmo com ingredientes não recomendados pelas veganas mais exigentes, eu gostei do perfume. O cheiro é agradável. Pessoas mais sensíveis devem tomar cuidado. 
A legislação brasileira para cosméticos exige que a empresário cumpra uma formulação para produzir os seus produtos. Então, enquanto a legislação não permitir, uma empresa não pode mudar ou retirar alguns ingredientes. 
BATOM CREMOSO ROSA LEBLON RIO SIXTIES – MAKE B – O BOTICÁRIO

Ingredientes: ricinycinnamate; diisxus communis seed oil; cetyl acetate; stearyl acetate; pleyl acetate; acetylated lanolin alcohol; CI 77891; bis-diglyceryl polycyladipate-2; decyl oleate; theobroma grandiflorum seed butter; ethylhexyl methoxycinnamate; diisostearyl malate; polybutene; copernica cerifera cera; euphorbia cerifera cera; microcristallina cera; HDI/trimethyllol hexyllactone crosspolymer; silica; polyethylene; dipentaerythrityl hexahydroxysterate/hexastearate/hexarosinate; bisethylhexyloxyphenol methoxyphenyl; triazone; tocopherol acetate; CI77492; CI45410; parfum; BHT; ceramide 3; CI42090; hexyl cinnamal; linalool.

Pontuação da EWG: 6 
Está escrito na embalagem:
“Alta proteção.”
FPS25 e UVA++.”
“Ação antioxidante.”


Passar com o dedo não foi bom, eu tinha a impressão que estava sempre borrado.


Opinião: O batom desliza sobre os lábios quando você usa. Gostei da consistência, apesar de ser um produto que facilmente se derrete com o calor. É um batom que hidrata e protege os lábios. Eu só não gostei da cor, não combinou com minha pele, ficou quase branco em mim. Essa cor é mais apropriada para loiras, verdadeiras loiras com pele clara. A cor do batom não combinou mesmo. Muito feia para mim. Tem outras cores, é só você pedir para uma revendedora ou ir a uma loja.
PERFUME LINDA BRASIL – DESODORANTE COLÔNIA – O BOTICÁRIO

Família olfativa: floral bouquet
Ingredientes: alcohol; parfum; aqua; benzophenone-3; triclosan; BHT; alpha-isomethyl ionone; citral; hexyl cinnamal; hydroxyisohexyl 3-cyclohexene carboxaldehyde; limonene; linalool; methyl 2-octynoate.
Pontuação da EWG: 8 (pontuação é alta, pois a fragrância é artificial)
Está escrito na embalagem:
“Celebra a beleza e o jeito de ser da mulher brasileira, com sua alegria contagiante sua sensualidade. Inspirada na essência da mulher que brilha e valoriza suas conquistas, sua fragrância combina as notas quentes e macias do âmbar e do musk ao frescor e à sofisticação de notas florais e frutais. Para uma mulher naturalmente confiante e admirada que faz a vida ser a cada dia mais intensa e maravilhosa.”
“Você a qualquer hora, em qualquer lugar: LINDA E SENSUALMENTE BRASILEIRA.”


Opinião: Quando eu vi a embalagem da amostra, toda azul, verde e amarelo, as cores do Brasil, eu me lembrei da Copa do Mundo. A forma da embalagem original do perfume que aparece na amostra dá uma sensação de algo genuinamente brasileiro, sensual e com muito frescor. Mas não adiantou tudo isso, porque eu não gostei desse perfume. Gosto é gosto e gosto não se discute. ;-)
Produtos já testados da BOTICÁRIO:
3- MÁSCARA DE CÍLIOS EXTRA VOLUME – MAKE B

Caso queira conhecer perfumes mais naturais evitando alergias, recomendo: PARVATI e perfumes SAL DA TERRA SABOARIA. Você também pode fazer o seu perfume natural misturando 100 mL de óleo de amêndoas doces com óleos essenciais de sua preferência (já pensou em rosas com gerânio?)
Espero ter ajudado,
Abraços,
Carla