terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Higiene Íntima Feminina

Olá,

Hoje quero falar sobre higiene a íntima.

Nós sempre usamos sabão para lavar o nosso corpo. O sabão em barra tem pH igual a 10, que é considerado básico. A nossa pele tem pH igual a 5,5 até 6, varia de acordo com o tipo de pele (oleosa, normal, mista ou seca).

Podemos usar o sabão para lavar a pele normalmente, apesar da diferença de pH, pois a pele consegue restaurar o pH novamente.

Opinião pessoal: Eu acredito que a diferença de pH até ajude a eliminar o excesso de bactérias que proliferam devido a presença de “alimentos” liberados pelo corpo, como suor e sebo. Assim, não há a necessidade diária de uso de sabão com antibióticos.

Eu acredito que a diferença de pH afeta pouco a pele, exceto em lugares onde há mucosas. Na mulher, temos a vagina que libera corrimento o tempo inteiro, principalmente em momentos “mais quentes”. Os sabões tradicionais afetam a região vaginal.

Como a região de mucosa é mais sensível, ao entrar em contato com substâncias de pH diferente ou irritantes, ela tentar produzir mais corrimento.

Na região vaginal também temos bactérias que adoram se alimentar de restos do corpo.
Bactérias + suor, sebo e corrimento vaginal
substâncias irritantes





O problema era conseguir um produto para lavar essa região íntima.

Fui às Lojas Rede e Emoreira, mas lá só tinha sabonetes líquidos com corantes, lauril sulfato e perfumes artificiais, as três substâncias são irritantes e poluentes.

Algumas empresas vendem perfumes para a dita cuja. Um dia eu comprei um. E achei a embalagem no meio das minhas coisas (eu jurava que tinha jogado no lixo... doida). É da marca RACCO.



Ingredientes: Cyclomethicone; Dimethicone; Butane; Propane; Fragrance/Parfum; Aluminum Chlorohydrate.


Pontuação da EWG: 4

Não gostei do desodorante, pois o perfume é muito forte e aprendi que o corpo tem que transpirar; o clorohidrato de alumínio não permite a transpiração.

Procurei na internet, como poderia estar resolvendo isto. A maioria era propaganda de sabonetes líquidos com substâncias irritantes já mencionados e recomendados por médicos e farmacêuticos.

Até achei um site que falava do uso de iogurte.

Na região vaginal há presença de lactobactérias, as alterações de pH afetam essas bactérias. Então, para auxiliar a vagina lava-se a vagina com iogurte desnatado e não adoçado.Eu NÃO recomendo injetar com seringa dentro da vagina.

Os iogurtes são encontrados em supermercados. 

Produto não vegetariano e vegano. Contém gelatina.

Ingredientes: Leite desnatado, leite em pó desnatado, fermento lácteo, proteínas lácteas, amido modificado, estabilizantes gelatina e goma guar. Contém glúten.

pH: 5


O ideal é dormir sem calcinha. Isso para mim tem sido difícil, pois é um hábito que tenho há muitos anos. Eu vou dormir e sinto que tem “algo de errado comigo”. Se o seu namorado/marido for assanhado e achar que você está louca para uma noite com muito sexo.... hããã ... não sei o que dizer... sair correndo dele?

Não fiquei satisfeita com a ideia de consumir este iogurte. Então, fui procurar saber sobre as bactérias benéficas vaginais. São mais de 20 tipos de bacilos que fazem parte da flora vaginal, mas poucos desses bacilos existem no iogurte também.

O iogurte contém outros ingredientes (proteínas lácteas, amido modificado, estabilizantes gelatina, goma guar, glúten) que podem afetar a sua vagina e útero, e auxilar na proliferação de infecções, pois viram alimentos para microorganismos, como os fungos.

Durante o dia é bom usar calcinha fabricada com algodão. Lojas Marisa têm essas calcinhas, mas não há grandes variedades. Eu nunca vi calcinha de algodão sensual. 

A marca Hope também vende calcinhas 100% algodão, mas são caras e duráveis. Um lugar que vende calcinha barata é loja de R$1,99, mas não duram e tem aparência infantil.

100% em algodão não significa que a calcinha será cafona. A calcinha acima é 95% algodão da marca Marisa.

Para o dia a dia, eu gosto de calcinhas que tampam todo o bumbum e são de algodão. No Brasil, elas não são populares. Essa é da famosa marca Victoria's Secret.


Gisele Intimates vende calcinha, mas não vi 100% algodão. Então são calcinhas para momentos especiais. Achei tudo muito bonito e sensual, mas caro.

Às vezes, as mulheres compram calcinhas feitas de outros tecidos, mas com forro 100% algodão, mas não adianta. A região íntima fica abafada. E, às vezes, o forro (panel) não é colocado no lugar certo. É cômico.

No dia que acontecer aquele clima com o namorado/marido você usa outra calcinha fabricada com rendas, seda, tule e outros tecidos. Dependendo do companheiro, você nem precisa se preocupar com a calcinha... é mais fácil ficar sem a calcinha.

Existem dicas para cuidar da higiene íntima: leia aqui e aqui. Leia mais: 10 curiosidades sobre a vagina.

Algumas empresas produzem testes de pH próprios para a região vaginal, assim você pode observar em casa se você está com alguma alteração na vagina, em caso positivo você deve procurar um médico ginecologista.  Nunca vi estes testes no Brasil para vender em lojas. Testes: Picsolution e Vagisil.

No Brasil não é muito popular o uso de bidê ou vaso sanitário japonês, o que permite que você limpe somente a região íntima. Então, é muito comum entre as mulheres brasileiras vários banhos durante o dia.

Nenhum dos produtos citados substitui um acompanhamento com ginecologista.
Tchau,

Carla

_________________________________________________________________________

Atualização (08/12/2015)

Não tenho nenhuma intenção de depreciar mulheres ou mulheres brasileiras.

Intenção é alertar com bom humor sobre a higiene feminina. 

Podemos contrair doenças através do órgãos genitais.

Como é um blog feminino falei somente sobre a higiene feminina. Nem foquei sobre o uso de preservativos.

Há relatos de formação de câncer por falta de higiene em homens. Leia mais aqui.

Em todos os casos, eu sugiro um acompanhamento médico.

Eu só estou ficando um pouco chateada como o blog é visto, ou como a mulher ainda é vista.

Meu blog nem tanta leitura de gringo para falar que gringo me ver de forma vulgar.

Vocês se depreciam muito. Não gosto de depreciação. Muito séria para isso.