sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Eu não uso desodorante

Olá,

Estou sempre à procura de coisas que diminuam impacto para a natureza e para a minha saúde.  Não só eu, mas algumas celebridades usam a fama do nome para mostrar bons exemplos de sustentabilidade.

Existem outras formas de você higienizar o seu corpo sem o gasto energético do chuveiro. Já ouvi falar sobre o uso de toalhas de tecido levemente ensaboadas para limpeza do corpo, assim não há o consumo excessivo de água. Eu chamo isso de “banho de gato”.

Acho que o mais importante da higienização do corpo é garantir que o corpo não apresente mau cheiro. Os brasileiros são famosos nos banhos, para os turistas estrangeiros fala-se: “Banho à brasileira”, mas quantas vezes já peguei um ônibus e tinha um brasileiro com mau cheiro nas axilas, o famoso cecê. Alguns debocham de nós brasileiros alegando que tomamos a chuveirada suicida, pois o chuveiro é elétrico e fica em cima da cabeça.

Diferentemente de outros países, a banheira no Brasil é considerada coisa de rico. Mas em compensação nos herdamos um costume indígena de se banhar. Leia aqui e aqui.

Crianças indígenas nadando. (leia)
Eu tomo banho diariamente, à noite para me ajudar a adormecer.

Queríamos um banho de cachoeira doméstica e criamos o chuveiro suicida. Mas é bom, não é?!

Como já contei a vocês, já tive problemas com desodorante de inclusive de rachar minha pele. Tinha experimentado e gostado da Alva que comprei no site FLOR DE MAGNÓLIA, mas achei caro. Leia a resenha.

Continuei pesquisando até que encontrei um site de uma moça brasileira que vive na Europa sobre o uso de cristais para combate do odor.



Funciona assim: em nossa pele existe uma flora de micro-organismos e alguns deles gostam de ser alimentar de suor. O suor eliminado pelo corpo humano não tem cheiro. Assim como os humanos, após a digestão, as bactérias eliminam substâncias indesejadas.  Então:

Bactérias + suor => substâncias voláteis não cheirosas

Por isso tem que tomar cuidado ao pegar roupas emprestadas dos outros, pois se a pessoa tiver superbactérias nas axilas... meu amigo... você pegará e federá como ninguém...

O cristal de alúmen ou sulfato duplo de alumínio e potássio é uma substância combate essas bactérias.
Você molha o cristal em água e esfrega na axila. Pode-se passar quantas vezes ao dia achar necessário. A eficácia do produto melhora quando se usa em pele limpa.

Apresenta um pH=3. Meio difícil medir pH de uma coisa que você não pode triturar e dissolver em água. Então não é um valor confiável, pode ser menor ainda.


Pontuação da EWG: 0

Não deixa a roupa amarelada e não compete com o perfume.

Eu gastei R$40,00 (2013) na loja LUARTEMÍSIA em um cristal que dura aproximadamente de um a dois anos. As lojas virtuais MORADA DAS FLORESTAS e FLOR DE MAGNÓLIA também possuem produtos similares.

Olha a economia que faço para o ambiente com descarte de embalagens de plástico, alumínio ou vidro.

Leia o especial da Proteste sobre desodorante famosos.

Espero te ajudado,

Abraços,

Carla

#vegan #blogtestandocomacarla #desodorante #deodorant